A Bitmain, uma das maiores empresas de mineração de bitcoin do mundo, está prestes a lançar a mais potente máquina de sua série Antminer, segundo informou Colin Wu na semana passada. Wu, que é jornalista referência na cobertura do mercado cripto chinês, adiantou no Twitter algumas características do novo top de linha para o mercado de mineração, a ‘Antminer S19 XP’.
Segundo Wu, a nova mineradora da Bitmain será bastante superior a atual referência no mercado, a Antminer S19 Pro, e será capaz de produzir 150 TH/s (terahashes por segundo) com uma potência de 3225 Watts e uma eficiência de 21,5 J/TH (joules por terahash).
O circuito, disse Wu, será o da taiwanesa TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) com 5 nm (nanômetros) — provavelmente o chip N5, fruto de uma parceria entre as empresas em maio deste ano. Na época o dispositivo foi descrito como sendo ‘mais eficiente com menos menos consumo de energia’.
“Foi muito melhorado em comparação com a S19 Pro”, comentou o jornalista, adiantando também que a nova geração de Antminers da Bitmain deve chegar ao mercado a partir de julho de 2022.
Leia Também
A S19 XP deve ser anunciada nesta semana em uma conferência em Dubai (Emirados Árabes Unidos), segundo informou o The Block ao comentar o assunto, citando pessoas familiarizadas com o assunto. A publicação acrescenta que recentemente a Bitmain já vem realizando ofertas aos clientes mais relevantes do mercado.
Empresa de Dubai quer ser gigante da mineração
A Phoenix Tech, empresa de tecnologia com sede em Dubai parceira de negócios da Bitmain, também pode vir a ser um desses clientes VIPs se confirmar a compra de US$ 650 milhões em máquinas de mineração, anunciada na última terça-feira (09).
A notícia veio de Munaf Ali, fundador e CEO da empresa, que durante uma conferência local revelou que o centro de mineração da Phoenix Tech deverá ter potência o suficiente para consumir mais de 600 Megawatts de eletricidade.