Imagem da matéria: Bitcoin preso nas mãos de detentores de longo prazo atinge máxima histórica
Foto: Shutterstock

Com uma série de eventos que prometem fazer o Bitcoin (BTC) disparar de preço, a oferta circulante da criptomoeda detida por investidores de longo prazo está em sua máxima histórica, segundo dados da Glassnode.

De acordo com o levantamento, os investidores estão relutantes em se desfazer de suas posições e os analistas apontam que estão vendo “taxas impressionantes de acumulação ocorrendo”.

Publicidade

“A oferta de Bitcoin está bastante restrita, com diversas medidas de oferta, como oferta ilíquida, moedas HODLed e oferta de detentores de longo prazo em máximas históricas”, explicam os analistas da Glassnode.

Os dados apontam que a proporção da oferta circulante de Bitcoin que está parada por mais de um ano está oscilando em torno dos níveis mais altos da história, sendo que em outras faixas os níveis também estão altos.

Cerca de 68% da oferta circulante de Bitcoin está intocada há mais de um ano, enquanto na faixa dos ativos parados por mais de cinco anos esse percentual chega a quase 30% do valor total em circulação.

Oferta circulante de bitcoin inativa separada por faixas de 1, 2, 3 e 5 anos (Fonte: Glassnode)
Oferta circulante de bitcoin inativa separada por faixas de 1, 2, 3 e 5 anos (Fonte: Glassnode)

“A métrica de oferta ilíquida, que mede a quantidade de ativos mantida em carteiras com histórico pouco gasto, também está na máxima histórica de 15,4 milhões de bitcoins”, acrescentaram os analistas.

Publicidade

Maturação da oferta de Bitcoin

A Glassnode destaca também a métrica de variação da posição de HODLer, que vivenciou um cenário de influxos desde junho de 2021, mas que passou a ter um aumento notável após a liquidação de junho de 2022, quando a 3AC e a LUNA entraram em colapso.

“Esta métrica indica uma maturação agregada da oferta de BTC, à medida que os investidores acumulam e mantêm as suas moedas, abstendo-se de gastar e transacionar a uma taxa crescente”, diz a empresa no relatório.

Por fim, os analistas concluem que “a oferta de Bitcoin é historicamente restrita, com muitas métricas de oferta que descrevem a ‘inatividade da moeda’ atingindo máximas de anos ou até históricas”.

“Isso sugere que o fornecimento de BTC é extremamente restrito, o que é impressionante dado o forte desempenho dos preços no acumulado do ano. Com o halving esperado em abril e o impulso positivo em torno de um ETF de Bitcoin à vista nos EUA, os próximos meses parecem ser emocionantes para os investidores em Bitcoin”, conclui o relatório.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Imagem da matéria: Desenvolvedor da Solana rouba R$ 1,6 milhão de investidores para apostar em jogos de azar

Desenvolvedor da Solana rouba R$ 1,6 milhão de investidores para apostar em jogos de azar

“O que vier a seguir está nas mãos de Deus”, disse o dev após assumir o roubo
Moeda de Ethereum na frente de gráfico

Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Subindo menos que outras criptomoedas em 2024, o Ethereum pode se recuperar e superar seus pares nos próximos meses, avalia a Coinbase
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink