Imagem da matéria: Bitcoin poderia ser proibido por governos como ocorreu com o ouro, diz Ray Dalio
Ray Dalio em palestra do TED Talks (Foto: Bret Hartman/TED/Divulgação)


O investidor bilionário Ray Dalio disse em uma entrevista em vídeo nesta quarta-feira (24) ao portal Yahoo Finance que o bitcoin pode ser proibido por governos, assim como ocorreu com o ouro em 1934 nos Estados Unidos.

“Cada país valoriza seu monopólio de controle da oferta e da demanda. Eles não querem que outros tipos de dinheiro estejam operando ou competindo, porque as coisas podem ficar fora de controle. Portanto, acho que seria muito provável ver isso (bitcoin) banido, assim como ocorreu com o ouro”, disse.

Publicidade

Dalio, que é fundador da Bridgewater Associates — um fundo hedge de US$ 150 bilhões —, falou que esse cenário já pode ser visto em países como a Índia, que estuda propor uma lei para criminalizar a posse e a negociação de criptomoedas:

“Você está observando essa questão surgir na Índia hoje. O país está fazendo uma lei sobre posse. Agora, eles podem fazer isso? Agora entramos nos detalhes. Meu entendimento das pessoas que estão na vigilância do governo é que sim, eles podem entender que podem rastrear. Eles podem saber quem está lidando com isso. Eu não sei, tipo, eu não sou um especialista nisso”.

Não foi a primeira vez que Dalio falou que países podem banir as criptomoedas. Em novembro de 2020, ele já havia dito em outra entrevista que acreditava nessa possibilidade:

“Eles [os governos] usarão todos os dentes que tiverem para fazer isso (banir), eles dirão que você não pode negociar um Bitcoin, você não pode tê-lo. Então você teria que ser tipo, um criminoso. Eu vou ser um criminoso? Eles baniram o ouro”.

Publicidade

Bitcoin é como dinheiro digital, diz investidor

Apesar de opinar que o bitcoin pode ser banido, na entrevista desta quarta o bilionário elogiou a criptomoeda:

“O bitcoin provou seu valor nos últimos 10 anos. Tem, em geral, trabalhado em uma base operacional. Ele construiu um número significativo de seguidores. É uma alternativa, em certo sentido, de depósito de bens. É como um dinheiro digital”, disse.

E essa também não foi a primeira vez que ele falou bem do BTC. No ano passado, em uma uma sessão de Ask Me Anything (Pergunte-me qualquer coisa) realizada no Reddit, o investidor disse que o bitcoin seria uma alternativa ‘interessante’ ao ouro.

Já em um artigo divulgado em janeiro deste ano, o bilionário afirmou que o “bitcoin é uma invenção incrível”. Falou ainda que a criptmoeda “poderia servir como um diversificador de ouro e outros ativos de reserva de valor”.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin e ethereum com gráfico ao fundo

Bitcoin e Ethereum seguem estáveis ​​enquanto o Irã reivindica vitória sobre os EUA

Bitcoin e Ethereum avançaram gradualmente, enquanto mercado de previsão estima em 77% a probabilidade do líder supremo do Irã ainda estar no poder até o final de setembro
Hacker de bitcoin e criptomoedas mexendo no notebook

Polícia prende suspeito de hackear contas reservas mantidas no Banco Central

Segundo as investigações, o próprio funcionário da C&M Software deu acesso aos criminosos a sua máquina de trabalho
Imagem da matéria: Méliuz aposta tudo no Bitcoin e vê estratégia disparar ações em 197% no ano

Méliuz aposta tudo no Bitcoin e vê estratégia disparar ações em 197% no ano

Diretor da estratégia de Bitcoin da Méliuz afirma que empresa irá comprar o máximo possível de BTC e o mais rápido que conseguir
Imagem da matéria: Bitcoin enfrenta hoje um dos maiores vencimentos de opções do ano; entenda

Bitcoin enfrenta hoje um dos maiores vencimentos de opções do ano; entenda

Cerca de US$ 15 bilhões em contratos estão prestes a expirar nesta sexta-feira, enquanto a volatilidade do mercado atinge os menores níveis em anos