O ouro é geralmente considerado uma proteção contra investimentos especulativos. No momento, o preço do Bitcoin está altamente correlacionado com os preços do ouro e das ações americanas. Por que o BTC é bom para touros e ursos ao mesmo tempo?
Enquanto os governos lutam para revitalizar suas economias ao mesmo tempo em que interrompem a disseminação do coronavírus, as hard commodities – aquelas que são mineradas ou extraídas – tornaram-se investimentos populares para especialistas e amadores, que temem uma possível perda de seu poder de compra.
O ouro, é claro, é a commodity por excelência quando se trata de armazenar valor. Na verdade, durante a pandemia do coronavírus, o preço do metal precioso atingiu o valor mais alto de todos os tempos e ainda está subindo. Sua atividade comercial tem aumentado desde o ano passado, mas a impressão maciça de dinheiro pelo governo dos Estados Unidos impulsionou o aumento dos preços.
Nos últimos meses, o Bitcoin também surgiu como uma reserva de valor alternativa ao ouro. Seu preço segue em alta, mesmo se recuperando de uma queda durante o surto do COVID-19.
Na verdade, nos últimos dois meses, a correlação de preços do ouro e do Bitcoin atingiu uma alta recorde, o que significa que seus movimentos de preços se tornaram mais semelhantes.
O movimento do preço provavelmente tem mais a ver com o dólar do que com o ouro em si. A moeda dos EUA está se depreciando, e o Federal Reserve decidiu recentemente deixar a inflação subir acima da meta anual de 2%. Isso significa que, com o passar do tempo, as pessoas não podem comprar os mesmos ativos com a mesma quantidade de dinheiro. É quando os hedge se tornam ainda mais importantes.
A correlação recorde entre Bitcoin e ouro indica que os investidores não vêem realmente uma diferença entre os dois, pois eles se comportam da mesma forma e servem ao mesmo propósito como reserva de valor.
Mas não é apenas ouro. O Bitcoin também está relacionado ao S&P 500. Isso porque, enquanto alguns vêem o Bitcoin como uma reserva de valor, outros o vêem como um investimento que pode aumentar sua riqueza.
E para eles, também há um gráfico que conta a história:
Embora eles já tivessem se separado durante a febre do ouro, o Bitcoin e o S&P 500 também alcançaram uma correlação histórica durante a pandemia.
O S&P 500 é um indicador do desempenho das principais empresas dos EUA. A valorização dos mercados é afetada por muitas coisas, incluindo tendências econômicas e geopolíticas.
No final, os gráficos nada mais são do que linhas que explicam o que aconteceu no passado. E, no passado, a correlação aumentou apenas para cair de volta em território negativo, como mostram os dois gráficos. E não importa quão boa seja a análise, ninguém pode ver o futuro. No entanto, a cada dia que passa, parece mais seguro dizer que o Bitcoin fará parte dele para os investidores.
*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co