Imagem da matéria: Bitcoin, ouro e o S&P 500 estão cada vez mais relacionados
Foto: Shutterstock

O ouro é geralmente considerado uma proteção contra investimentos especulativos. No momento, o preço do Bitcoin está altamente correlacionado com os preços do ouro e das ações americanas. Por que o BTC é bom para touros e ursos ao mesmo tempo?

Enquanto os governos lutam para revitalizar suas economias ao mesmo tempo em que interrompem a disseminação do coronavírus, as hard commodities – aquelas que são mineradas ou extraídas – tornaram-se investimentos populares para especialistas e amadores, que temem uma possível perda de seu poder de compra.

Publicidade

O ouro, é claro, é a commodity por excelência quando se trata de armazenar valor. Na verdade, durante a pandemia do coronavírus, o preço do metal precioso atingiu o valor mais alto de todos os tempos e ainda está subindo. Sua atividade comercial tem aumentado desde o ano passado, mas a impressão maciça de dinheiro pelo governo dos Estados Unidos impulsionou o aumento dos preços.

Nos últimos meses, o Bitcoin também surgiu como uma reserva de valor alternativa ao ouro. Seu preço segue em alta, mesmo se recuperando de uma queda durante o surto do COVID-19.

Na verdade, nos últimos dois meses, a correlação de preços do ouro e do Bitcoin atingiu uma alta recorde, o que significa que seus movimentos de preços se tornaram mais semelhantes.

Correlação entre Bitcoin e Ouro (Fonte: Coinmetrics)

O movimento do preço provavelmente tem mais a ver com o dólar do que com o ouro em si. A moeda dos EUA está se depreciando, e o Federal Reserve decidiu recentemente deixar a inflação subir acima da meta anual de 2%. Isso significa que, com o passar do tempo, as pessoas não podem comprar os mesmos ativos com a mesma quantidade de dinheiro. É quando os hedge se tornam ainda mais importantes.

Publicidade

A correlação recorde entre Bitcoin e ouro indica que os investidores não vêem realmente uma diferença entre os dois, pois eles se comportam da mesma forma e servem ao mesmo propósito como reserva de valor.

Mas não é apenas ouro. O Bitcoin também está relacionado ao S&P 500. Isso porque, enquanto alguns vêem o Bitcoin como uma reserva de valor, outros o vêem como um investimento que pode aumentar sua riqueza.

E para eles, também há um gráfico que conta a história:

Embora eles já tivessem se separado durante a febre do ouro, o Bitcoin e o S&P 500 também alcançaram uma correlação histórica durante a pandemia.

O S&P 500 é um indicador do desempenho das principais empresas dos EUA. A valorização dos mercados é afetada por muitas coisas, incluindo tendências econômicas e geopolíticas.

Publicidade

No final, os gráficos nada mais são do que linhas que explicam o que aconteceu no passado. E, no passado, a correlação aumentou apenas para cair de volta em território negativo, como mostram os dois gráficos. E não importa quão boa seja a análise, ninguém pode ver o futuro. No entanto, a cada dia que passa, parece mais seguro dizer que o Bitcoin fará parte dele para os investidores.

*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Fusão da imagem de uma moeda de bitcoin com a bandeira do Paraguai

Senadores do Paraguai querem pausar toda atividade ligada ao Bitcoin; entenda

Projeto de lei quer que atividades como mineração, compra e venda de Bitcoin sejam suspensas por 180 dias
Imagem da matéria: Corretoras batem recorde de negociações enquanto suas reservas de Bitcoin despencam

Corretoras batem recorde de negociações enquanto suas reservas de Bitcoin despencam

A alta das criptomoedas em março resultou em um recorde de negociações e queda drástica das reservas de Bitcoin das corretoras
Equipamento de mineração com CPU em uma mesa de escritório com sinal luminoso do Bitcoin atrás

Dificuldade de mineração do Bitcoin bate recorde em último ajuste antes do halving

Recorde significa que mineradores estão correndo para garantir a recompensa de 6,25 BTC por bloco antes do halving
Paolo Ong, da SEC Filipinas

Termina prazo para saída da Binance das Filipinas e reguladores avisam: “Não há como sacar fundos após bloqueio”

“Não podemos endossar nenhum método de como retirar seu dinheiro agora que a ordem de bloqueio foi emitida”, disse o regulador filipino