Imagem da matéria: Bitcoin Lightning e soluções de segunda camada podem ser “abusadas ​​por criminosos”, diz UE
(Foto: Shutterstock)

Um novo relatório da União Europeia destacou a Lightning Network do Bitcoin e outras soluções de segunda camada como tecnologias de “ofuscação de dados” que poderiam ser “abusadas por criminosos”.

O Primeiro Relatório sobre Criptografia do Centro de Inovação da UE para Segurança Interna, uma “rede colaborativa de laboratórios de inovação” de todos os estados membros da UE, argumenta que, juntamente com tecnologias incluindo Mimblewimble, provas de conhecimento zero (zk), misturadores de moedas e moedas de privacidade, como Monero e Zcash, “soluções de segunda camada, como a Lightning Network, também podem ser abusadas por criminosos”.

Publicidade

O relatório diz que os “canais de pagamento multiassinatura bipartidos da Lightning Network não transmitirão todas as transações para a blockchain, mas apenas a abertura e o fechamento do canal”, acrescentando que ele e outras soluções de segunda camada podem causar “problemas para investigações de aplicação da lei”

Moedas de privacidade e aplicação da lei

O relatório também visa misturadores de moedas, como Tornado Cash, e moedas de privacidade, incluindo Monero, Zcash, Grin e Dash.

Ele destaca o uso de “provas de conhecimento zero e soluções de segunda camada” que permitem que alguns dados de transações sejam ocultados, o que “complica significativamente o rastreamento das origens da criptomoeda (ilícita) para a aplicação da lei”.

O protocolo cripto Mimblewimble, usado por criptomoedas incluindo Grin, Beam e Litecoin, é considerado um “fator complicador” nos esforços das autoridades para rastrear transações de criptomoedas, embora os autores do relatório admitam que “transações usando Mimblewimble não são encontradas com frequência”.

Publicidade

As moedas de privacidade têm sido sujeitas a pressões regulatórias por parte dos governos nos últimos meses.

A estrutura de Mercados de Criptoativos (MiCA) da UE, que entrará em vigor no final de 2024, reprime as interações entre provedores de serviços de criptoativos (CASPs) e moedas de privacidade, levando exchanges de criptomoedas como a Binance a retirá-las de suas listas.

Os misturadores de criptomoedas também estão sob pressão de agências de aplicação da lei em todo o mundo, com o desenvolvedor do Tornado Cash, Alexey Pertsev, considerado culpado de lavagem de dinheiro por um tribunal holandês.

Em abril, as autoridades dos EUA prenderam e acusaram os fundadores do misturador Bitcoin Samourai Wallet de conspiração para cometer lavagem de dinheiro. A repressão teve um efeito inibidor em outras ferramentas de privacidade, com vários serviços de mistura de moedas abandonando os EUA após as prisões da Samourai Wallet.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Memecoin de Trump na Solana dispara com boatos de ser token oficial

Memecoin de Trump na Solana dispara com boatos de ser token oficial

Sem nenhuma evidência de um vínculo com Trump, uma memecoin mais do que dobrou de preço e teve US$ 129 milhões em negociações com base em um boato
Ilustração mostra controle de videogame dentro de um data center

PixelTap: Conheça o jogo do Telegram que gera moedas grátis como o Hamster Kombat

O jogo PixelTap do Telegram permite que você lute contra robôs para ganhar moedas antes de um airdrop de token — e você pode ganhar muito mais com esse bônus fácil
DAO, AssangeDAO, organização autônoma descentralizada, ethereum, Julian Assange, EUA

Criador do WikiLeaks, Julian Assange sai da prisão e faz token de DAO saltar 100%

Relação entre WikiLeaks de Julian Assange e as criptomoedas remonta a 2014, quando o site usou Bitcoin para receber doações
Celular mostra logotipo da Solana

Solana diz que irá investir mais de R$ 5 milhões em criadores de conteúdo no Brasil

Os melhores artigos ou threads terão a chance de receber prêmios e oportunidades de contrato com a Solana