O fundador do maior fundo hedge do mundo acredita que há uma bolha no mercado do bitcoin.
Ray Dalio é o fundador da Bridgewater Associates, que de acordo com classificações recentes é o maior fundo hedge pelo total de ativos sob gestão. De acordo com seu site, a Bridgewater gerencia cerca de US $ 160 bilhões em ativos.
Dalio, que apareceu na Squawk Box da CNBC, disse que ele não acha que bitcoin é “um patrimônio efetivo”, comparando-o desfavoravelmente com o ouro.
Ele disse na entrevista:
“Não é um patrimônio efetivo de riqueza porque tem volatilidade, ao contrário do ouro. O Bitcoin é um mercado altamente especulativo. O Bitcoin é uma bolha”.
Enquanto ele observou que o bitcoin “poderia ser uma moeda”, Dalio argumentou que uma mistura de especulações no mercado e a falta de uma adoção mais ampla está ficando a caminho
“É uma pena, poderia ser uma moeda. Poderia funcionar, conceitualmente, mas a quantidade de especulação que está acontecendo e a falta de transações [o previnem se der uma moeda]”, disse ele.
Dalio acrescentou que os aspectos de privacidade do bitcoin tornam difícil a aceitação como moeda, afirmando que “as pessoas não saberão o que você está fazendo”.
Dalio não é o primeiro e nem vai ser o último a chamar o Bitcoin de bolha. Desde sua existência é o que mais acontece.
Outros textos sobre “Bolha”:
Bitcoin é uma Bolha Ameaçando a Economia, Diz Colunista da Bloomberg
Mesmo em US$ 4 mil, Ainda é uma Bolha, Diz Peter Schiff Sobre o Bitcoin
John McAfee Explica o Motivo do Bitcoin não ser uma Bolha
Bolha das Criptomoedas Vai Estourar, Diz Gestora de Ativos
Quatro Razões Para o Bitcoin Não Ser Uma Bolha, Segundo Analista
Bilionário Mark Cuban Compra 20 Dólares em Bitcoin e Diz: “Está em uma Bolha”