Os bancos centrais são tão ruim assim mesmo? De acordo com um analista econômico, eles são a razão pela qual o Bitcoin está no caminho certo para se tornar grandioso.
Nathan Martin, do blog Economic Edge, publicou uma análise sobre por que o Bitcoin não é uma bolha. Suas quatro razões:
Descentralização
O poder do Bitcoin emana da sua natureza descentralizada. Como o Bitcoin não é propriedade de nenhum sistema bancário centralizado (ao contrário das moedas nacionais), o valor não pode ser arbitrariamente manipulado pela produção de moeda. Isso dá ao Bitcoin a estabilidade de uma mercadoria como o ouro.
Oferta (Supply)
A oderta do Bitcoin, ao contrário de todos os outros itens de valor como ouro ou moeda, é estritamente limitado. Nunca haverá mais de 21 milhões de Bitcoins. O mercado está em 80% desse número e nunca o excederá. A mineração só está ficando cada vez mais difícil, e o valor de cada moeda continuará a aumentar.
Segurança
Descentralização e criptografia significam que o Bitcoin é seguro. Não pode ser manipulado por forças externas e não pode ser confiscado, além da chave de cópia impressa, que é realizada apenas pela entidade de usuário individual.
À prova de fraudes
Como todas as transações do Bitcoin são registradas na Blockchain, a oportunidade de fraude é minúscula na melhor das hipóteses e imediatamente rastreável.
Com uma segurança insuperável, zero manipulação externa e um fornecimento limitado, não há razão para que o Bitcoin não continue a aumentar de preço para o futuro previsível, diz Martin. As preocupações com a bolha são baseadas em mercados onde esses fatores não estão em vigor.
De acordo com Martin, enquanto uma bolha é certamente uma possibilidade em um futuro distante, o valor de avaliação do Bitcoin só está sendo testado pelos ganhos recentes. Martin argumenta que esse aumento atual será, ao longo do tempo, visto como construir uma base sólida para aumentos muito maiores.