Imagem da matéria: "Bitcoin é nojento e contra a civilização", diz sócio do investidor Warren Buffett
Investidores Warren Buffett e Charlie Munger. Foto: Reprodução/YouTube

O investidor americano Charlie Munger, de 97 anos, disse no sábado (1º) que o Bitcoin é nojento e contrário aos interesses da civilização, além de ser útil para criminosos.

A afirmação foi feita durante a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, companhada sediada em Nebrasca, nos Estados Unidos, que tem o bilionário Warren Buffett – seu parceiro de negócios de longa data – como CEO.

Publicidade

“É claro que odeio o sucesso do Bitcoin e não gosto de uma moeda que seja útil para sequestradores e para criminosos que praticam extorsão”, disse Munger, que atua como vice-presidente da empresa.

“Também não gosto de simplesmente despejar bilhões e bilhões e bilhões de dólares extras para alguém que acabou de inventar um novo produto financeiro do nada”, completou ele.

No evento, Munger ainda falou que o desenvolvimento da criptomoeda, negociada acima dos US$ 56 mil hoje, segundo o CoinMarketCap, é “nojento e contrário aos interesses da civilização”.

Buffett, que no ano passado disse que não tem nenhum bitcoin e nunca vai ter uma criptomoeda, também foi questionado sobre o BTC.

Publicidade

Diferente de seu braço-direito, o investidor – conhecido como o grande “oráculo de Omaha” – preferiu não comentar nada sobre o ativo digital.

“Vou evitar essa pergunta porque provavelmente há centenas de milhares de pessoas detentoras de bitcoin que estão assistindo”, disse ele.

Comunidade enfurecida

Os ataques de Munger ao Bitcoin irritaram entusiastas do setor. Um deles foi como Alex Gladstein, diretor de estratégia da Human Rights Foundation (HRF), uma organização sem fins lucrativos que luta pelos direitos humanos.

“O Bitcoin pode ser contrário à ideia de civilização de Charlie Munger. Mas, para muitos menos privilegiados do que ele, um sistema financeiro neutro, de código aberto, sem permissão, resistente à censura/confisco e além do controle do governo é muito mais civilizado do que o status quo”, disse.

Publicidade

Já o youtuber Mark Moss, ao comentar o tweet de Gladstein, falou que Charlie Munger “é apenas um produto do mundo fiat e está completamente desligado dos problemas da maioria das pessoas ao redor do mundo”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Evento Ethereum Rio ocorre entre os dias 13 e 15 de maio no Porto Maravalley, Rio de Janeiro
máquinas de mineração de criptomoedas apreenidas em

Polícia apreende 396 mineradoras de Bitcoin em casa de ex-deputado paraguaio

Miguel Cuevas, que já foi preso por enriquecimento ilícito, agora pode também ser investigado por furto de energia
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos