Ruslan Concepción
Ruslan Concepción promovia um golpe chamado Trust Investing (Foto: Reprodução/Instagram)

O empresário cubano Ruslan Concepción foi preso no aeroporto de Havana ao tentar embarcar em um avião para a Rússia. A prisão aconteceu no dia 22 de abril mas veio a público nesta terça-feira (27) por meio de publicações dos familiares do empresário.

Concepción é diretor da Trust Investing em Cuba, uma gestora de investimentos suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira com bitcoin.

Publicidade

A repercussão do portal Diário de Cuba descreve que o empresário foi preso no aeroporto quando agentes policiais questionaram a origem do dinheiro que carregava.

Ao explicar que o valor era fruto do seu trabalho como diretor da Trust Investing, ele foi detido pelas autoridades que consideraram aquela uma “atividade econômica ilícita”.

Segundo a versão da família do acusado, o valor que ele transportava era inferior a US$ 5 mil e, portanto, não tinha obrigação de ser declarado antes de deixar o país.

Uma publicação no Facebook da filial de Madri da Trust Investing, divulgou uma suposta mensagem de Yelko Concepción, irmão do preso, que cobra apoio dos outros envolvidos no esquema. 

Publicidade

“Nunca falo de hipóteses, falo de fatos, e os fatos são que o líder do seu projeto ficou mais de três dias em algum lugar que nem a família conhecia. […] Vocês sabem por que alguns cartões estão congelados? Porque os carros, motocicletas, geladeiras, splitt e tudo o que conquistaram com seu esforço está em perigo. Lembre-se que seus bate-papos, suas fotos, seus nomes estão no telefone de Ruslan”.

Concepción tem 28 anos de idade e é engenheiro industrial. A sua fonte de renda, no entanto, vem do trabalho como diretor do Trust Investing onde ele fatura mais de mil dólares por dia.

Trust Investing

O site da Trust Investing explica que a companhia “opera na gestão de criptoativos nos mercados mais ousados”, com uma presença particularmente forte nos países hispânicos.

Reguladores e organizações do setor já acusaram a empresa de promover um grande esquema de pirâmide financeira que capta investimento para aplicar no mercado de criptomoedas. 

Publicidade

Em agosto de 2020, a CVM da Espanha publicou um alerta aos investidores que a Trust Investing não possuía autorização para oferecer serviços financeiros no país. Em seguida, foi a vez dos reguladores do Panamá fazer a mesma consideração.

As alertas surgiram depois que a Tulip Research, uma organização que investiga fraudes com criptomoedas, mostrou evidências de que a Trust Investing seria um esquema ponzi. Na época, a empresa prometia lucros de 200% em um prazo máximo de 10 meses.  

“A Trust Investing não possui um produto real e paga seus investidores com o dinheiro que recebe. Não recomendamos a nenhum investidor que participe desse negócio, pois estaria arriscando todo o seu capital e, por sua vez, estaria contribuindo para o desenvolvimento de um sistema que carece da menor moralidade”, escreveu a Tulip Research.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton

Runes vai ajudar o Bitcoin a competir com Ethereum e Solana, diz Franklin Templeton

Segundo a empresa de investimentos, o Runes tem o potencial de ajudar o ecossistema Bitcoin como um todo a competir com o Ethereum e a Solana
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Proprietários de criptomoedas são uma força na eleição dos EUA de 2024, diz estudo

Quase um em cada cinco eleitores possui criptomoedas, o que os torna um eleitorado potencialmente poderoso em novembro, segundo a Galaxy Digital
Celular com logotipo da BInance

Filipinas ordenam que Apple e Google removam a Binance de lojas de aplicativos

O regulador filipino acusa a Binance de oferecer títulos não registrados aos investidores e atuar como uma corretora não registrada
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria é localizado e pode ser extraditado

Autoridade queniana disse que não é simplesmente prender, pois Nadeem Anjarwalla é de família influente que “tem o apoio de algumas pessoas poderosas”