Logo da Binance na tela do smartphone com bitcoin ao lado
Shutterstock

A corretora Binance interrompeu na manhã desta segunda-feira (13) os saques de Bitcoin (BTC) na sua plataforma de negociação.

A suspensão temporária foi imposta para saques na rede do Bitcoin, de tal forma que as retiradas continuaram funcionando para outras criptomoedas, ou moeda fiduciária para conta bancária.

Publicidade

No Twitter, a Binance explicou que a pausa nos saques de bitcoin foi necessária devido a uma “transação travada na cadeia”. “Nossa equipe está trabalhando em uma solução e fornecerá mais atualizações em breve”, afirmou a corretora.

Os saques foram interrompidos às 08h43 e ficaram suspensos por quase quatro horas, voltando ao normal às 12h30, segundo a Binance.

O problema de backlog visto hoje na Binance, já atingiu a corretora em outros momentos críticos, e geralmente é causado quando há um aumento na demanda de saques que não conseguem ser processados a tempo, causando uma fila de pedidos acumulados.

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, também anunciou a medida no seu Twitter pessoal para tentar tranquilizar os usuários e avisá-los de que os fundos de todos estavam a salvo.

“Pausa temporária de saques de BTC na Binance devido a uma transação travada causando um backlog. Deve ser corrigido em cerca de 30 minutos. Os fundos estão SAFU”, escreveu CZ às 9h da manhã (horário de Brasília).

Publicidade

Ele também avisou aos usuários que o problema só afetava a rede do bitcoin, de tal forma que o saque da criptomoeda ainda era possível em outras redes como BEP-20.

Cerca de 20 minutos depois, CZ fez um novo tuíte para dizer que o problema levaria mais tempo para ser corrigido do que o anunciado inicialmente.

https://twitter.com/cz_binance/status/1536323261193236481

Efeito Celsius?

Talvez a alta demanda de saque de bitcoin na Binance pode ser uma resposta à grave medida anunciada pela Celsius na noite de domingo (12).

A plataforma de empréstimos travou todos os saques para impedir que seus clientes retirassem bitcoin e outras criptomoedas depositadas na sua plataforma.

Publicidade

“A ação necessária para o benefício de toda a nossa comunidade, a fim de estabilizar a liquidez e as operações enquanto tomamos medidas para preservar e proteger os ativos”, justificou a empresa. 

A medida foi muito criticada pela comunidade cripto, que nas últimas semanas passou a expor o modelo de negócios insustentável da Celsius que poderia torná-la incapaz de honrar com os saques dos clientes.

Investidores de criptomoedas no Twitter fizeram comparações com o recente colapso do Terra, bem como com o infame esquema Ponzi de criptomoedas Bitconnect.

Os problemas da Celsius também impactaram os preços das principais criptomoedas do mercado, que já estavam enfrentando um final de semana de baixa.

O bitcoin registra uma queda de 13,7% nesta segunda, negociado a US$ 23,660. O ether está cotado a US$ 1,220, em queda de 16,6% nas últimas 24 horas, segundo o CoinMarketCap.

Publicidade

** O texto foi atualizado para informar o horário que os saques de BTC voltaram a funcionar na Binance.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Vladimir Putin elogia o Bitcoin: "Quem pode proibi-lo? Ninguém"

Vladimir Putin elogia o Bitcoin: “Quem pode proibi-lo? Ninguém”

Vladimir Putin voltou a falar sobre ativos digitais em meio às sanções contra a Rússia, desta vez afirmando que o Bitcoin não pode ser proibido
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Donald Trump perdoaria Changpeng “CZ” Zhao, ex-CEO da Binance?

O fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, afirmou que aceitaria de bom grado um perdão presidencial, mas não deseja voltar a ser CEO
miniaturas de quatro pessoas diante de uma moeda de bitcoin em cima da bandeira do Brasil

Brasil supera média mundial de adoção cripto e Nordeste lidera dentro do país

Nordeste brasileiro lidera a adoção de criptoativos no país, com 45,3% de investidores, acima de regiões como o Sul (43,4%) e o Sudeste (40,7%)
jornal com rosto de Julian Assange

Projeto eterniza no Bitcoin os registros da Guerra do Afeganistão do WikiLeaks

Os registros da guerra afegã estão sendo permanentemente gravados na blockchain do Bitcoin para as gerações futuras