Binance suspende serviços com moeda da Nigéria após desavenças com governo

Em poucos dias, a corretora irá remover a Naira (NGN) de todos os seus serviços
Smartphone mostra logotipo da Binance à frente de tela de negociação

Shutterstock

A Binance vai suspender seus serviços de criptomoedas na Nigéria na próxima sexta-feira (8), segundo comunicado da corretora nesta terça-feira (5). A decisão ocorre em meio a desavenças com o governo nigeriano que vem culpando a empresa pelo derretimento da Naira (NGN), a moeda local.

Devido a suspensão da operação da Binance em solo nigeriano, a corretora pediu para que os usuários da Naira saquem seus fundos até a data mencionada.

Publicidade

“Os usuários são incentivados a sacar, negociar ou converter suas [nairas] NGN em outros ativos antes da descontinuação desses serviços”, disse a corretora.

“A partir das 8h (5h no Brasil) do dia 8 de março de 2024, quaisquer saldo restante em NGN nas contas Binance dos usuários serão automaticamente convertidos para USDT”, diz a nota.

Os usuários também devem prestar atenção a outros serviços oferecidos pela corretora. O “Convert” irá deslistar o NGN na tarde da quinta-feira (7); “Auto Invest” e “Binance Pay” removerão o NGN na madrugada de quarta-feira (6).

A nota ressalta que no serviço “Binance P2P”, os pares já foram deslistados no dia 28 de fevereiro deste ano.

Publicidade

Binance na Nigéria

Os reguladores nigerianos têm investigado a Binance, que não está autorizada a operar no país.

No fim de fevereiro deste ano, o presidente do Banco Central da Nigéria, Olayemi Cardoso, acusou a Binance de ser usada para canalizar fundos “ilícitos” e “suspeitos” e que a operação da exchange no país movimentou no ano passado US$ 26 bilhões em fundos não rastreáveis.

Na semana passada, as autoridades nigerianas acusaram a Binance de influenciar o aumento das taxas de câmbio através da especulação da Naira (NGN) e que o governo queria uma indenização US$ 10 bilhões pelas supostas perdas massivas que a corretora gerou ao país.

Na última segunda-feira (4), o site Politics Nigeria disse que uma comissão parlamentar da Nigéria pediu a prisão dos executivos da Binance por supostamente permitirem uma série de crimes financeiros na sua plataforma.

De acordo com a reportagem, o Comitê de Crimes Financeiros da Câmara anunciou planos para recomendar que o Congresso invoque o poder de intimar os executivos da corretora depois que eles não compareceram voluntariamente perante o comitê.

Publicidade

O Comitê também convocou o CEO da Binance, Richard Teng, para comparecer até 4 de março para tratar das investigações.