Binance
Shutterstock

Changpeng “CZ” Zhao, o CEO da corretora Binance, está lutando contra as operações de “wash trading” que estão ocorrendo na exchange, após a decisão de remover taxas para as negociações de bitcoin, anunciada esta semana.

“Wash trading”, ou “lavagem de negociação”, em português, é um tipo de operação financeira em que uma pessoa está em ambos os lados de uma negociação, ou seja, um investidor vende um ativo para si mesmo, usando diferentes contas ou carteiras. Isso cria a ilusão de um alto volume de operações.

Publicidade

Um exemplo de “wash trading” vem do mercado de NFTs LooksRare, onde a prática se disseminou porque usuários ganham tokens da criptomoeda LOOKS quando realizam operações.

Leia também: A disputa por quase meio bilhão de reais: os bastidores da guerra entre Binance e Capitual na Justiça

Um coordenador da Mandala Exchange percebeu na sexta-feira (8) que um grande volume de bitcoin estava sendo negociado em um curto período de tempo, mas que o preço da principal criptomoeda praticamente não se movia. Isso sugeria que muitos traders estavam comprando e vendendo simultaneamente, mas mantendo o preço estável – o que poderia indicar ‘wash trading”.

“Eu acho que isso se deve às taxas zero, com as pessoas tentando ganhar acesso às nossas categorias VIP”, dia CZ via Twitter. Ele acrescentou que a Binance irá “remover negociação de BTC dos cálculos para o acesso VIP” e “remover todos os incentivos para ‘wash trade’ na plataforma”.

Publicidade
https://twitter.com/cz_binance/status/1545451961222324225

A Binance possui atualmente nove categorias VIP diferentes, cada uma das quais diminui as taxas pagas para todas as criptomoedas listadas na corretora. Quando mais operações à vista um usuário realizar no períodode 30 dias, mais alto o seu nível VIP será.

Um sistema que oferece recompensas para grandes volumes de negociação e cobra taxas baixas pode ser vulnerável para manipulação e “wash trading”.

Poucas horas após o tweet de CZ, a Binance fez um anúncio excluindo os 13 diferentes pares de negociação de Bitcoin à vista da lista de benefícios VIP e do programa Spot Liquidity Provider. As mudanças foram feitas para “garantir a um ambiente justo de negociação para todos os usuários”, segundo a companhia.

Travessia segura

A Binance havia anunciado a decisão de remover taxas na negociação de bitcoin como forma de celebrar o quinto aniversário da empresa. Comparada com empresas cripto que andam mal das pernas, como BlockFi e Celsius, ou então com corretoras que estão demitindo pessoal, como Coinbase e Gemini, a Binance parece estar atravessando o bear market de forma segura.

Publicidade

No mês passado, a empresa anunciou que iria patrocinar a turnê mundial do grupo musical The Weeknd e, pouco depois, revelou uma parceria comercial com o astro do futebol Cristiano Ronaldo, atualmente a pessoa mais popular do Instagram.

Mas Zhao também mostrou essa semana que também tem algumas opiniões sobre a concorrente FTX – ou, mais especificamente, sobre a estratégia da FTX de emprestar dinheiro para empresas próximas ao colapso e talvez comprar essas companhias mais tarde.

“Eu jamais faria acordos desse tipo”, disse CZ ao Decrypt.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Agência federal de fiscalização dos Estados Unidos começa a olhar para games cripto

Comprar vidas extras ou ganhar tokens em um jogo do tipo play-to-earn equivale a um “banco em games e mundos virtuais”, diz agência
Imagem da matéria: Machado Meyer Advogados entra para associação ABcripto

Machado Meyer Advogados entra para associação ABcripto

O escritório ingressa na associação para dar ainda mais relevância à assessoria jurídica na formatação de transações financeiras para o desenvolvimento do ecossistema cripto no país
Imagem da matéria: Brasileira é presa após roubar R$ 115 mil em golpe de criptomoedas

Brasileira é presa após roubar R$ 115 mil em golpe de criptomoedas

Segundo a Polícia Civil, a suspeita atraiu as vítimas prometendo altos lucros com investimentos em Bitcoin
Imagem da matéria: Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Golpistas estão se aproveitando da pré-vendas de tokens na rede Solana para enganarem usuários em plataformas como Telegram