A copywriter Bettina Rudolph anunciou na sexta-feira (20) que deixará Empiricus, empresa da qual é sócia e que a tornou famosa por conta de uma propaganda que viralizou no início de 2019 na qual ela dizia ter conseguido fazer mil reais virarem um milhão por meio de investimentos bem feitos.
Em sua conta pessoal no Instagram, a celebridade da casa de análises contou que deixará de ser empregada CLT mas poderá atuar como freelancer em alguns projetos.
Não fica claro o motivo da saída. Bettina diz que tinha um “salário dos sonhos” e só tem a agradecer a Empiricus e que o desligamento foi feito de comum acordo e em bons termos. Ela não dá maiores detalhes, mas dá a entender que a empresa se institucionalizou e está mais engessada, sendo um ambiente onde não vê possibilidade de sair da zona de conforto.
“Eu estava muito acomodada. E a Empiricus estava precisando de outra Bettina, que eu ainda não posso ser. Há lacunas para serem vividas até eu virar adulta. Do jeito que estava, ninguém estava satisfeito”, diz.
Bettina viral
O vídeo que tornou Bettina famosa era uma propaganda que aparecia no YouTube na qual ela dizia: “Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado. Comecei com 19 anos e R$ 1.520,00. Três anos depois, tenho mais de R$ 1 milhão. Simples assim”.
O vídeo de Bettina Rudolph publicado em março de 2019 virou um clássico instantâneo da internet brasileira. Mas não demorou nada para a imprensa descobrir que entre o mil e o milhão ocorreram aportes e herança da família. O mito da self-made woman virou talvez o maior meme do ano.
Assista abaixo ao clássico:
Analista CNPI
Em sua mensagem de despedida, Bettina diz ter se tornado analista CNPI. Esse foi um ponto central em uma disputa entre a Empiricus e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). As entidades chegaram a um acordo para encerrar processo que corria desde 2018 na autarquia. E um dos termos se referia à certificação dos analistas da corretora junto à Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), no prazo de 60 dias.
O CNPI é o certificado que visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nos mercados financeiro e de capitais no Brasil. Também serve para mostrar que o analista segue um Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional que oferecem salvaguardas aos investidores.
Para se candidatar ao CNPI é preciso ter ensino superior completo, independente da área. Cursos superiores em tecnologia valem como graduação, desde que sejam reconhecidos como tal pelo MEC e não apenas como tecnólogo.
O certificado é obtido pela aprovação em, no mínimo, dois exames: CB (Conteúdo Brasileiro) e CG1 (Conteúdo Global 1), ou CB e CT1 (Conteúdo Técnico 1). A escolha dos exames vai determinar a categoria a ser obtida pelo analista
Bettina e as criptomoedas
Bettina não deixou de falar sobre criptomoedas. Em fevereiro daquele ano, um mês antes do famigerado vídeo, ela mostrou aversão às criptomoedas em seu stories no Instagram.
Ao mostrar detalhadamente um gráfico de aplicações em várias classes de ativos que supostamente é de seu portfólio financeiro, a investidora responde a própria pergunta.
“Ah, Bettina, o que você acha de criptomoeda? Acho uma bosta!”, disse ela, sorrindo logo em seguida. Bettina disse que tinha 1% em bitcoin e litecoin, mas que perdeu 60% e então hoje vale bem menos.
Mais tarde, ela mudou o discurso e juntou à campanha da empresa de promoção de propagandas de criptomoedas.
Portal do Bitcoin Summit
O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/