Peter Schiff
Reprodução

O banqueiro e hater do Bitcoin Peter Schiff chocou a comunidade das criptomoedas neste sábado (27) ao anunciar o lançamento de uma coleção de Tokens Não Fungíveis (NFT) na rede do Bitcoin, através do polêmico projeto Ordinals.

Ao longo dos últimos anos, Schiff foi um dos mais insistentes críticos do Bitcoin, sugerindo diversas vezes que a criptomoeda era uma bolha e que funcionava como um esquema do tipo Ponzi. Ele também disse que os holders deveriam vender seus tokens – mesmo tendo admitido que ele próprio estaria disposto vender seu banco de investimento Euro Pacific International em troca de BTC.

Publicidade

Tradicional defensor do ouro, Schiff postou o anúncio em sua conta no Twitter. A coleção NFT “Golden Triumph” lançada em parceria com um dos “artistas favoritos” do banqueiro, que usa o pseudônimo de “Market Price”.

A coleção é formada por um quadro físico mostrando uma mão segurando uma barra de outro, 50 cópias em papel com a mesma imagem e outras 50 versões digitais que serão inscritas na blockchain da maior criptomoeda através do Ordinals. A coleção será leiloada entre os dias 2 e 9 de junho.

Reações irônicas

Como não poderia deixar de ser, a reação dos bitcoiners na rede social foi intensa, com muitos apontando hipocrisia de Schiff e outros manifestando incredulidade. “Eu estou em uma dimensão paralela?”, brincou um usuário do Twitter. “Essa é a coisa mais embaraçosa que já vi”, disse outro. Alguns chegaram a sugerir que a conta do banqueiro pudesse ter sido invadida por um hacker, que estaria pregando uma peça nos seguidores.

Schiff, no entanto, ainda parece estar tentando manter uma postura distante da criptomoeda. Após o empresário defensor do Bitcoin Anthony Pompliano postar a mensagem “Bem-vindo, Peter. Estávamos esperando sua chegada”, ele respondeu: “Ainda não cheguei. Mas aqui está sua chance de comprar algo para celebrar o que você espera que sejam os primeiros dias do Bitcoin e seu crítico mais ferrenho. Se eu estiver errado, essas obras podem valer muito um dia”.

Publicidade

Na sequência, Schiff voltou a tuitar dizendo que a nova coleção não representava uma capitulação sua ao Bitcoin e sim uma “homenagem ao ouro”. Segundo ele, “Isso aqui é arte e uma homenagem ao ouro. Há algo aqui para Bitcoiners. Mas ainda não sou membro desse clube”.

Filial do banco foi fechada

Em julho de 2022, o empresário teve uma filial de seu banco de investimento Euro Pacific International fechada pelos reguladores de Porto Rico por falta de liquidez. Conforme descreveu no Twitter, ele não teve a chance de vender a empresa, devido a “falsas alegações” sobre sua má reputação na mídia.

Segundo um relatório do Associated Press, autoridades deram um stop order nas atividades do banco como parte de uma investigação em andamento, com o capital do banco supostamente negativo em US$ 1,3 milhão. Por meio de uma thread no Twitter, Schiff fez um desabafo sobre a situação e alegou não haver irregularidades.

“Apesar de nenhuma evidência de crimes, os reguladores de Porto Rico fecharam meu banco por problemas de liquidez, em vez de permitir sua venda a um comprador altamente qualificado prometendo injetar capital muito além do que exige a regulação. Como resultado, as contas foram congeladas e os clientes podem perder o seu dinheiro”, tweetou Schiff.

VOCÊ PODE GOSTAR
antonio neto e fabricia campos braiscompany

Diretor do Procon explica como clientes da Braiscompany vão recuperar dinheiro

Segundo o promotor Romualdo Tadeu, já existe um processo coletivo contra a Braiscompany, mas clientes poderão pedir indenizações individualmente
Calicatura de Kamala Harris

Memecoin de Kamala Harris atinge recorde após chances de indicação subirem para 90%

O token KAMA valorizou mais de 50% somente nas últimas 24 horas
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin expande atuação internacional e lança token on-chain com ganho em dólar + 9,2% a.a.

Mercado Bitcoin expande atuação internacional e lança token on-chain com ganho em dólar + 9,2% a.a.

Projeto em parceria com a TradeFinex é considerado o primeiro case relacionado a emissão de dívida brasileira on-chain no mercado internacional
Imagem da matéria: Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Bigatton foi condenado na sexta-feira (12) a três anos de reconhecimento de bom comportamento e desqualificado para administrar empresas por cinco anos