Os búlgaros perderam todas as suas exchanges de bitcoin durante a noite devido a uma súbita repressão dos bancos. Em uma operação bem orquestrada, os principais bancos da Bulgária entraram em ação e bloquearam as contas de múltiplas exchanges de criptomoedas.
Bancos Búlgaros x Bitcoin
As exchanges de criptomoedas, assim como seus clientes, possuem um calcanhar de Aquiles: uma dependência de bancos tradicionais. Transacionar bitcoin é fácil, porém, movimentar moeda fiduciária dentro e fora de uma exchanges é muitas vezes muito mais difícil. Em 7 de dezembro, a proibição geral foi relatada em um fórum búlgaro de bitcoin, cujo moderador escreveu:
Esperávamos que isso fosse acontecer, mas não tão rápido. Parece que o pânico do sistema financeiro é bem grande.
Seu sistema bancário parece ter agido contra as exchanges por ressentimento e interesse próprio e não por ordens emitidas a nível estadual. No mesmo tópico do fórum, o CEO de uma das exchanges afetadas respondeu:
UBB [banco] informou-nos alguns dias atrás que eles estavam encerrando nossas contas de negociação de criptomoedas. Depois de uma conversa com um dos chefes do banco, percebi que era a decisão do dono do banco, não tinha a ver com regulação.
Assim como esta, todas as exchanges do país estão offline ou severamente restritas em termos do serviço que podem oferecer, com muitos avisos de exibição explicando a situação em que se encontram. As exchanges afetadas incluem Cix.bg, Crypto.bg e Cryptobank. bg. O último ainda está negociando, mas só pode aceitar fundos via ewallet.
No Brasil, muitas exchanges também ja tiveram suas contas fechadas em certos bancos. Outras funcionam apenas com dois ou três bancos. Inclusive tem exchange que funciona com certos bancos através de liminares na justiça. O problema é real e parece que não chegará a uma solução amigável tão cedo.
Leia também: Bitcoin é uma das Maiores Ameaças ao Mercado em 2018: Deutsche Bank
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br