Imagem da matéria: Bitcoin é uma das Maiores Ameaças ao Mercado em 2018: Deutsche Bank

O Deutsche Bank emitiu um relatório de mercado para 2018. O documento, criado pelo economista Chefe Torsten Slok, lista 30 possíveis ameaças que poderiam prejudicar os mercados globais no próximo ano. Ao lado ameaças como “Coreia do Norte” e “Brexit”, está o bitcoin. Enquanto alguns investidores institucionais vêem bitcoin como uma oportunidade, muitos consideram isso uma ameaça.

Deutsche Bank

Com mais de 100.000 funcionários e receita anual de US$ 35 bilhões, o Deutsche Bank é uma potência global. Quando o Economista Chefe de um grande banco como esse fala – especialmente quando adverte sobre possíveis ameaças de mercado – o mundo dos investimentos toma conhecimento.

Publicidade

A lista de Torsten Slok dos 30 maiores riscos de mercado em 2018 faz uma leitura interessante. As ameaças, que não aparecem em nenhuma ordem específica, incluem a inflação dos EUA aumentando acentuadamente, a eleição presidencial russa e a explosão da bolha imobiliária. Há uma ameaça particular que se destaca no entanto – bitcoin. Especificamente, ela diz: “Queda do Bitcoin, impacto de confiança nos investidores de varejo”.

Torsten Slok e o Bitcoin

A principal preocupação de Torsten Slok com bitcoin é que os recém-chegados – por exemplo, investidores institucionais que negociam derivativos de bitcoin – possam ficar gravemente queimados se houver um grande crash.

A inclusão do bitcoin ao lado de grandes eleições globais e eventos de mercado mostra a extensão do aumento notável da criptomoeda. No início de 2017, poucos poderiam ter predito que o bitcoin se transformaria em uma ameaça global levada a sério em tão pouco tempo.

Na quinta-feira, o Deutsche Bank publicou uma apresentação sobre moedas digitais em seu site, que afirmou:

Nós classificamos as criptomoedas como um investimento de risco porque os aumentos de preços recentes são, em parte, baseados em especulações. A volatilidade é muito alta e atingiu 80% e todo o setor geralmente não está regulado … existe um risco apreciável de grandes perdas.

O que a lista de risco do Deutsche Bank não considera é a outra ameaça enfrentada pelo bitcoin: que a moeda digital destrua todo o setor bancário. Bitcoin não está prestes a tornar obsoletas todas as outras classes de ativos globais. No entanto, se fosse para continuar com sua valorização fora do normal, os bancos de investimento enfrentariam um grande dilema.

Publicidade

Leia Também: Governos Não Serão Capazes de Parar o Bitcoin, Diz Novogratz

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Dificuldade de mineração do Bitcoin bate recorde ao subir pela 1ª vez após um halving

O avanço ocorre em meio ao aumento das recompensas nas taxas de transação relacionadas ao hype das Runes
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Quando será o próximo halving do Bitcoin?

O tão falado halving do Bitcoin acabou de acontecer, e o próximo já está no horizonte.
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC
Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó do Bitcoin"

Livro sobre a ascensão e a queda do “Faraó do Bitcoin” chega às livrarias em maio

Os jornalistas Chico Otávio e Isabela Palmeira contam sobre o golpe de R$ 38 bilhões do Faraó do Bitcoin que usou criptomoedas como isca