Imagem da matéria: Banco do Brasil vai fechar conta da Bitpreço um mês após corretora perder banco Inter
Foto: Shutterstock

A história conturbada entre corretoras de criptomoedas e bancos ganhou um novo capítulo. Desta vez é a Bitpreço, que terá sua conta no Banco do Brasil fechada pela instituição.

Ao contrário de casos anteriores, desta vez o Banco do Brasil notificou a exchange por carta sobre o fechamento com uma antecedência de 30 dias — que começaram a contar a partir de quarta-feira (24). No final de maio, foi a vez do Banco Inter encerrar a conta da empresa — sem aviso prévio.

Publicidade

Como alternativa, a exchange orienta os clientes a utilizarem as contas no Brasil Plural ou Alterbank, além de operações com a stablecoin BRL.

Em contato com a reportagem, o COO da Bitpreço, André Hamada, afirma que o dinheiro ainda presente na conta é para o pagamento de taxas. E que já procura reverter o fechamento.

“Estamos conversando com os advogados para manter a conta aberta. É importante ter uma conta em um desses grandes bancos”.

A Bitpreço também teve problemas com o Itaú, que encerrou a conta sem aviso prévio no final de 2018. Neste e no caso do Inter, a exchange já recorreu à Justiça e os processos seguem em tramitação.

Publicidade

A Bitpreço tem um funcionamento diferente de outras exchanges. Além de realizar suas próprias transações, ela faz arbitragem entre corretoras parceiras, permitindo um preço menor para o cliente.

Questionado pela reportagem, o Banco do Brasil não respondeu até a publicação deste texto.

Banco do Brasil teve de reabrir conta

Em um caso recente, o Banco do Brasil foi obrigado pela Justiça em abril passado a reabrir a conta de uma outra exchange, a Bitcambio, que estava fechada desde o final de 2018.

O fato de o encerramento ter ocorrido no intervalo entre as festas de fim de ano, quando o Judiciário está em recesso, gerou ainda mais estranhamento.

Embora o ganho de causa da Bitcambio datasse de outubro de 2019, o Banco do Brasil insistiu em não se manifestar no processo, levando a Justiça a decretar revelia — quando não é apresentada defesa.

Publicidade

Apesar da liberação da conta da corretora, o Banco do Brasil recorreu da decisão, levando o caso para a segunda instância.


BitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Falta uma semana para previsão de Pai Rico sobre “maior crash da história” se concretizar

Robert Kiyosaki, popularmente conhecido por seu livro “Pai Rico, Pai Pobre”, fez uma previsão assustadora em janeiro
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin mantém alta e alcança US$ 98 mil; Story (IP) estreia disparando 58%

Manhã Cripto: Bitcoin mantém alta e alcança US$ 98 mil; Story (IP) estreia disparando 58%

Apesar da alta do Bitcoin, analistas apontam que o setor cripto ainda carece de catalisadores positivos no curto prazo
Imagem da matéria: Criador do token LIBRA afirma que "controlava" Milei e subornou irmã do presidente

Criador do token LIBRA afirma que “controlava” Milei e subornou irmã do presidente

Não está claro se houve algum pagamento para Karina Milei antes do infame lançamento e queda da memecoin LIBRA
Agentes da Polícia Nacional da Espanha prendendo sequestradores

Polícia prende sequestradores de corretor de criptomoedas na Espanha; veja vídeo

A vítima enganou os sequestradores ao falar em hindi ao telefone, fingindo colaborar com a transferência de cripto, enquanto, na verdade, pedia socorro