Banco Central Europeu
Placa do Euro em frente à Eurotower (Foto: Shutterstock)

O Banco Central Europeu (BCE) aplicou como marca registrada o termo “euro digital” em um movimento que demonstra o entusiasmo do banco por uma moeda digital do banco central (CBDC).

O BCE entrou com um pedido de registro da marca em 22 de setembro, de acordo com a Bloomberg. O BCE está atualmente preparando um relatório sobre a divulgação de um CBDC.

Publicidade

Assim que o BCE divulgar o relatório, que irá detalhar as vantagens e desvantagens da criação de um CBDC para uso no varejo em toda a Europa, o BCE irá consultar o público por meio de um questionário. O público então dará feedback e moldará a futura política de CBDC.

Países em todo o mundo estão trabalhando em pesquisas sobre CBDCs – versões digitalizadas de moedas fiduciárias nativas, como o euro, o dólar americano ou o iene japonês.

No caso do BCE, o euro seria digitalizado na esperança de tornar as transações mais suaves, minimizar o uso de dinheiro e ajudar os bancos a reduzir as taxas de juros.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, vem falando sobre um CBDC há anos. Em 2018, antes de se tornar presidente, ela já estava cogitando a possibilidade de uma moeda digital para a Europa.

Publicidade

Mas, apesar de os bancos centrais de todo o mundo explorarem as possibilidades dos CBDCs, um ainda não foi lançado.

A China está bem à frente do mercado e já está testando um yuan digital enquanto a Europa Ocidental e os EUA ainda estão pesquisando cautelosamente a possibilidade.

Um CBDC seria muito diferente de uma criptomoeda como Bitcoin ou Ethereum porque seria centralizada e controlada por uma entidade – um banco central. Os críticos das moedas digitais do banco central disseram que a privacidade deve ser levada em consideração, já que os CBDCs têm o potencial de oferecer toda a rastreabilidade das criptomoedas sem o anonimato do dinheiro.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin inicia semana em alta de 1,2%; Litecoin dispara 10%

Manhã Cripto: Bitcoin inicia semana em alta de 1,2%; Litecoin dispara 10%

Após cair para US$ 94 mil no domingo com o anúncio de novas tarifas de Trump, o BTC se recupera nesta segunda-feira
ilustração barco opensea

OpenSea anuncia novo token SEA e airdrop para traders de NFTs

Usuários do mercado de NFTs OpenSea serão elegíveis para ganhar o token SEA quando a plataforma for relançada
Imagem da matéria: Milei já divulgou pirâmide financeira com criptomoedas no passado

Milei já divulgou pirâmide financeira com criptomoedas no passado

O presidente da Argentina promoveu uma memecoin que alguns chamam de “rug pull”; mas esse não é o primeiro golpe cripto que ele se envolve
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

Coinbase mira USDT da Tether com meta de expandir o USDC em US$ 86 bi

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse na quinta-feira (13) que o…