Imagem da matéria: Banco Central do Brasil seleciona 7 projetos para sandbox e inclui solução de câmbio do JP Morgan
Foto: Shutterstock

O Banco Central do Brasil anunciou na quinta-feira (25) quais foram os projetos selecionados para o primeiro ciclo do Sandbox BC, um programa da entidade que visa incentivar a inovação. Nesta primeira fase, a equipe do BC se concentrou em projetos que tratam de soluções para o mercado de câmbio, como o do JP Morgan, que é centrado em transações imediatas entre moedas.

Segundo a entidade, nesta fase foram selecionados sete projetos, entre os 52 inscritos, e que agora vão poder contar com a ajuda do BC para sair do papel. Os projetos aprovados receberão autorização específica do órgão regulador e terão o seu desenvolvimento acompanhado pelo Comitê Estratégico de Gestão do Sandbox BC (Cesb). 

Publicidade

Para César Frade, que coordena a assessoria do Comitê, caso a resposta dessas soluções sejam positivas a entidade deve criar meios para abraçá-las.

“O propósito é avaliar experiências novas, modelos de negócios inovadores. O BC irá analisar se essas propostas que nos foram apresentadas fazem sentido, podem ser efetivadas”, disse Frade no comunicado.

Solução de pagamento com uso do PIX do Itaucard e rede de serviços do Mercadopago também estão na lista do programa Sandbox BC. Veja abaixo por ordem alfabética quais foram as empresas que tiveram seus projetos selecionados e uma breve descrição de cada um deles

Bolsa OTC

Plataforma para emissão e negociação secundária de títulos de renda fixa privada. 

Himov

Empréstimo com garantia de imóvel, com o pagamento no vencimento e sem amortizações periódicas, conjugado com a contratação de seguros específicos para redução dos riscos pertinentes.

Publicidade

Inco

Desenvolvimento de um mercado secundário de Cédulas de Crédito Bancário — CCBs. 

Itaucard

Realização de transações de pagamento com concessão de crédito, rotativo ou parcelado, utilizando funcionalidades do PIX.

Iupi

Plataforma capaz de movimentar valores entre duas ou mais contas, mediante a transferência de valores para contas ‘temporárias ou de liquidação’, sob demanda, para a realização de uma operação sob condições previamente firmadas.

JP Morgan

Solução tecnológica para a execução de instruções de pagamentos multi-moeda, de uso exclusivo entre instituições autorizadas pelo BC a operar no mercado de câmbio com a finalidade de troca imediata de reservas.

Mercado Pago

Implementação de uma rede de pontos físicos que ofereça o serviço de aporte de recursos em espécie.

VOCÊ PODE GOSTAR
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve