Imagem da matéria: Banco Central do Brasil seleciona 7 projetos para sandbox e inclui solução de câmbio do JP Morgan
Foto: Shutterstock

O Banco Central do Brasil anunciou na quinta-feira (25) quais foram os projetos selecionados para o primeiro ciclo do Sandbox BC, um programa da entidade que visa incentivar a inovação. Nesta primeira fase, a equipe do BC se concentrou em projetos que tratam de soluções para o mercado de câmbio, como o do JP Morgan, que é centrado em transações imediatas entre moedas.

Segundo a entidade, nesta fase foram selecionados sete projetos, entre os 52 inscritos, e que agora vão poder contar com a ajuda do BC para sair do papel. Os projetos aprovados receberão autorização específica do órgão regulador e terão o seu desenvolvimento acompanhado pelo Comitê Estratégico de Gestão do Sandbox BC (Cesb). 

Publicidade

Para César Frade, que coordena a assessoria do Comitê, caso a resposta dessas soluções sejam positivas a entidade deve criar meios para abraçá-las.

“O propósito é avaliar experiências novas, modelos de negócios inovadores. O BC irá analisar se essas propostas que nos foram apresentadas fazem sentido, podem ser efetivadas”, disse Frade no comunicado.

Solução de pagamento com uso do PIX do Itaucard e rede de serviços do Mercadopago também estão na lista do programa Sandbox BC. Veja abaixo por ordem alfabética quais foram as empresas que tiveram seus projetos selecionados e uma breve descrição de cada um deles

Bolsa OTC

Plataforma para emissão e negociação secundária de títulos de renda fixa privada. 

Himov

Empréstimo com garantia de imóvel, com o pagamento no vencimento e sem amortizações periódicas, conjugado com a contratação de seguros específicos para redução dos riscos pertinentes.

Publicidade

Inco

Desenvolvimento de um mercado secundário de Cédulas de Crédito Bancário — CCBs. 

Itaucard

Realização de transações de pagamento com concessão de crédito, rotativo ou parcelado, utilizando funcionalidades do PIX.

Iupi

Plataforma capaz de movimentar valores entre duas ou mais contas, mediante a transferência de valores para contas ‘temporárias ou de liquidação’, sob demanda, para a realização de uma operação sob condições previamente firmadas.

JP Morgan

Solução tecnológica para a execução de instruções de pagamentos multi-moeda, de uso exclusivo entre instituições autorizadas pelo BC a operar no mercado de câmbio com a finalidade de troca imediata de reservas.

Mercado Pago

Implementação de uma rede de pontos físicos que ofereça o serviço de aporte de recursos em espécie.

VOCÊ PODE GOSTAR
Aloizio Mercadante BNDES fala em plenário

Presidente do BNDES defende aumento da taxação das criptomoedas

Aloizio Mercadante defende a taxação de criptomoedas enviadas ao exterior como alternativa para compensar o recuo no aumento do IOF
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Projeto de lei que quer criar reserva de Bitcoin no Brasil avança na Câmara

Em seu parecer favorável, o relator Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou que “o Bitcoin pode representar uma oportunidade estratégica para os ativos da União”
carros da PF em rodovia

PF faz nova operação contra hackers que roubavam criptomoedas em SC

A Operação Cryptoscam apura a atuação de um grupo de hackers envolvido em furtos de criptomoedas e fraudes bancárias desde 2010
logomarca Méliuz

Bitcoin leva Méliuz ao topo da B3, com alta de 197% no ano

A estratégia de tesouraria com Bitcoin da Méliuz começou em março deste ano, com a compra de US$ 4,1 milhões em BTC