Imagem da matéria: Banco Central da Holanda diz que Binance oferece serviços sem registros legais no país
Foto: Shutterstock

O banco central da Holanda, ‘De Nederlandsche Bank’ (DNB), emitiu um alerta sobre as atividades da Binance, classificando a empresa como não regulada no país. “A Binance está fornecendo serviços de criptomoedas na Holanda sem o registro legal exigido pelo DNB”, diz a nota da instituição publicada nesta quarta-feira (18). 

A ação do DNB aumenta mais ainda a pressão sobre a exchange global de criptomoedas que já enfrenta mais de uma dezena de notas hostis de reguladores de vários países. E neste alerta os argumentos não foram diferentes.

Publicidade

Segundo o banco central holandês, por não estar regulada no país, a Binance não está em conformidade com as leis de combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

A instituição ressaltou que a exchange está oferecendo ilegalmente tanto serviços de negociação entre criptomoedas e moedas fiduciárias quanto carteiras de custódia, o que, segundo concluiu a nota, pode aumentar o risco de os clientes se envolverem com atos ilícitos.

Binance é alvo de reguladores

Nos últimos meses, a Binance se tornou alvo de reguladores de diversas jurisdições, como Inglaterra, Canadá, Tailândia e Japão. Em junho, por exemplo, a empresa de criptomoedas ouviu do principal órgão regulador do Reino Unido, Autoridade de Conduta Financeira (FCA), que não tinha permissão para realizar qualquer atividade regulamentada no país europeu.

No mês passado, reguladores da Tailândia, Cingapura e Ilhas Cayman também alertaram para a operação irregular da maior exchange do mundo.

Publicidade

Na ocasião, em que a empresa completou apenas quatro anos de existência, viu a ‘CVM tailandesa’ ameaçar uma uma queixa criminal contra a empresa, por negociar ativos digitais sem licença.

Com o mesmo discurso, alertaram os reguladores das Ilhas Cayman e Cingapura, ou seja, que a Binance não está registrada, licenciada ou regulamentada para operar serviços de criptomoedas na região. Por sua vez, a Binance disse na época que estava trabalhando com os reguladores para resolver quaisquer dúvidas sobre suas operações.

Além de reguladores, outras instituições financeiras também tornaram a operação da Binance mais complicada, como ocorreu também no Reino Unido, onde os bancos Santander Barclays e HSBC passaram a impedir que seus clientes transferissem dinheiro para a corretora, seguindo as recomendações da FCA.

Empresa tem novo CEO

Também nesta quarta, a Binance anunciou a contratação de Greg Monahan para atuar em nível global como Diretor de Relatórios de Lavagem de Dinheiro. O novo colaborador é ex-investigador da unidade de segurança do Tesouro dos EUA.

Publicidade

A Binance anunciou também no início desta semana que o antigo diretor financeiro da empresa, Joshua Sroge, assume como novo CEO interino, mudança que ocorreu após a saída de Brian Brooks no último dia 06.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Time de futebol inglês Watford venderá 10% do clube como capital digital com oferta de tokens

Time de futebol inglês Watford venderá 10% do clube como capital digital com oferta de tokens

Watford quer arrecadar 17,5 milhões de libras com venda de ações e dará opção aos investidores de receberem tokens e acessarem ofertas exclusivas
Imagem de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como Faraó do Bitcoin

Gilmar Mendes mantém prisão de Glaidson Acácio dos Santos, criador da GAS Consultoria

A defesa do ‘Faraó do Bitcoin’ alegou problemas psiquiátricos e uso de medicamento controlado, além de questionar a jurisdição acerca da competência para os processos
Letras que formam a sigla ETF próximas a uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

ETFs de Bitcoin têm novo dia de saídas com fluxo de US$ 226 milhões liderado pela Fidelity

O único ETF de Bitcoin a ter entrada líquida na quinta foi o IBIT da BlackRock, o maior em valor patrimonial líquido, com fluxo positivo de US$ 18 milhões
Imagem da matéria: Empresa cripto Bakkt está considerando uma potencial venda ou desmembramento, diz site

Empresa cripto Bakkt está considerando uma potencial venda ou desmembramento, diz site

A Bakkt recorreu à ajuda de um consultor financeiro para tomar a decisão, embora ainda não tenha definido o seu próximo passo