Imagem da matéria: Atualização do Ethereum é concluída com sucesso
Foto: Shutterstock

Uma das atualizações mais aguardadas do Ethereum em 2021 foi concluída com sucesso na manhã desta quinta-feira (5) no bloco 12,965,000, minerado às 9h34 no horário de Brasília.

Apelidado de “London”, o hard fork ativou na rede principal cinco Propostas de Melhorias do Ethereum (EPI, na sigla em inglês), sendo o EIP-1559 a atualização mais importante por transformar como funciona o sistema de taxas da moeda.

Publicidade

Ao contrário da atualização “Berlin” de maio em que cerca de 12% da rede do ETH ficou offline por algumas horas devido a um erro de consenso, o hard fork desta quinta parece ter sido concluído sem problemas.

Um hard fork é uma atualização complexa que, caso não seja implementada corretamente pelos nodes que rodam o ETH, pode dividir a rede em duas e resultar na criação de uma nova criptomoeda — como ocorreu com o Ethereum Classic.

Para proteger os investidores de qualquer risco que poderia surgir em caso de erro na atualização, a maioria das exchanges brasileiras suspenderam temporariamente os saques e depósitos de Ethereum e tokens baseados no padrão ERC-20.

A expectativa é que os serviços voltem a funcionar normalmente ao longo da manhã desta quinta à medida que a rede do Ethereum volta a se estabilizar.

Publicidade

Como será a rede do Ethereum agora?

A partir de hoje, os usuários que transacionam na rede Ethereum pagarão apenas uma taxa básica, determinada automaticamente pela rede. Desse modo, os tokens usados para custear as transações, passam a ser queimados ao invés de ir para os mineradores, o que reduz o fornecimento de ether e evita qualquer congestionamento deliberado na rede.

A diferença entre o versão antiga é que os mineradores não definem mais as taxas; a rede usa um algoritmo, criando mais consistência em todo o ecossistema Ethereum. 

A medida também é importante porque vai conter a inflação da moeda ao tirar ETH de circulação e ajudar a diminuir a sua oferta no mercado — o que na teoria pode ajudar na valorização.

O hard fork contará com mais quatro melhorias que vem para tornar o ecossistema mais estável e eficiente, como a EIP-3529 que acaba com o sistema de reembolsos de gas.

Publicidade

Com a atualização concluída na rede, o ETH sobe 1,7% e está valendo US$ 2.620. Nas corretoras brasileiras, a moeda é negociada a R$  13.400, de acordo com o Índice de Preço do Ethereum (IPE).

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: CVM e ABCripto lançam "dicionário cripto" para explicar mais de 200 termos do mundo das criptomoedas

CVM e ABCripto lançam “dicionário cripto” para explicar mais de 200 termos do mundo das criptomoedas

O dicionário está disponível para download e traz mais de 200 verbetes do mundo cripto listados em ordem alfabética
Imagem da matéria: ABCripto anuncia Banco Topázio como novo associado

ABCripto anuncia Banco Topázio como novo associado

Com atuação nacional, o banco é especializado nos segmentos de câmbio, crédito e bank as a service e opera desde 2015
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Juiz proíbe ex-CEO da Binance de deixar os EUA; Investidores da FTX processam F1 e liga de beisebol 

Manhã Cripto: Juiz proíbe ex-CEO da Binance de deixar os EUA; Investidores da FTX processam F1 e liga de beisebol 

O fundador da Binance deverá permanecer em território americano até que o tribunal de Seattle avalie se ele poderá retornar aos Emirados Árabes
Vitalik Buterin

Vitalik Buterin avalia riscos da inteligência artificial se virar contra humanidade: “Nem Marte será seguro”

Para o criador do Ethereum, o desenvolvimento da IA precisa priorizar a intenção humana de obter resultados positivos, e não apenas a maximização dos lucros