Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo
Sam Bankman-Fried no DealBook Summit de 2022 (Foto: Reprodução)

A atriz e roteirista americana Lena Dunham, conhecida por interpretar a personagem Hannah Horvath na série “Girls” da HBO, está adaptando o livro “Sem Limites — Ascensão e Queda de Sam Bankman-Fried” a pedido da Apple Original Films e do estúdio A24. Assim, “Going Infinite” — título original em inglês — será transformado em uma produção de Hollywood e, segundo informações do site Variety, em breve chegará aos cinemas.

Lançado originalmente em outubro de 2023, o livro, escrito pelo americano Michael Lewis, se tornou um best-seller ao abordar a história do colapso da corretora de criptomoedas FTX, criada por Sam Bankman-Fried (SBF) em 2019. O final da história foi a condenação de SBF a 25 anos de prisão por fraudes da empresa.

Publicidade

Por sua vez, Dunham é mais conhecida pela série de sucesso da HBO “Girls”, que teve seis temporadas em cinco anos, de 2012 a 2017. Foi por meio da série americana que Dunham recebeu oito indicações ao Emmy Award e um Globo de Ouro por seu trabalho no programa.

A adaptação de “Going Infinite” é a mais recente colaboração cinematográfica entre Apple e A24, e é também o mais recente projeto roteirizado de SBF/FTX a ser anunciado.

A Amazon, diz o Variety, também encomendou uma série limitada com base no colapso da FTX em 2022, enquanto fontes dizem que outro serviço de streaming prepara uma série cujo papel de Bankman-Fried seria interpretado por um “recente vencedor do Emmy”.

O livro sobre Sam Bankman-Fried e FTX

Para “Going Infinite”, Lewis conseguiu a história de uma vida: o autor foi “incorporado” com Sam Bankman-Fried por seis meses, preparando um perfil do chefe da FTX.

Publicidade

Mas seu livro enfrentou uma reação negativa na publicação, pois os críticos apontaram uma “bajulação” a Bankman-Fried por desenvolver um “ponto fraco equivocado” pelo fraudador condenado.

Em seu artigo no Washington Post, Lewis defendeu seu livro como a “descrição mais completa dos eventos”, que “poderia permitir ao leitor dar um veredito mais matizado do que ‘inocente’ ou ‘culpado’”.

Sam Bankman-Fried

Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão em março após ser considerado culpado de sete acusações de fraude, lavagem de dinheiro e conspiração.

O chefe da FTX foi considerado culpado de ter desviado mais de US$ 8 bilhões em fundos de clientes, usando-os para financiar tudo, desde investimentos de risco de moonshot até patrocínios pagos com atletas famosos como Tom Brady.

Publicidade

Lewis reforçou as alegações anteriores de que Bankman-Fried não estava executando um esquema Ponzi, argumentando que “o crime era desnecessário para o negócio de uma forma que, digamos, o de Bernie Madoff não era”, e que “o crime não fazia sentido”.

O colapso da FTX, ele acrescentou, “poderia ter sido evitado e a FTX poderia ter sobrevivido”.

“Isso não significa que eu ache que Sam Bankman-Fried seja inocente. Apenas expresso como me sinto sobre ele”, disse Lewis. “Acho que a verdade está mais próxima de ‘jovem com um código moral intelectualmente defensável, mas socialmente inaceitável, comete um grande erro ao tentar viver por ele’ do que ‘criminoso à solta no sistema financeiro’.”

A maneira “peculiar” de Sam Bankman-Fried ver o mundo se manifestava, argumentou Lewis, em sua “característica mais perturbadora: uma disposição de sujeitar os outros a riscos sem suas permissões”.

“Sam sempre foi encorajado a se considerar especial — primeiro por seus pais e, finalmente, por Jane Street, a empresa onde ele começou”, disse Lewis, acrescentando que “a situação era complicada pelo fato de ele ser especial”.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Gary Gensler SEC in GOP Financial Services-Reprodução-Youtube

Com vitória de Trump, Gary Gensler deve deixar SEC; quem vai substituí-lo? 

Donald Trump disse em conferência de Bitcoin que Gary Gensler seria demitido no primeiro dia de governo, mas realidade pode ser mais complexa
simbolo do dolar formado em numeros

Segundo palco do Criptorama 2024 debate novas perspectivas da inclusão financeira

Em parceria com a Acrefi, o evento gratuito terá painéis sobre capitalismo consciente, inteligência artificial e avanço dos pagamentos instantâneos como PIX
Imagem gerada por IA de mamacos fugindo

Memecoin dispara 286% após fuga de macacos nos EUA; entenda

Mais de 40 macacos-rhesus estão à solta — e memecoins inspiradas nesses primatas estão em alta
Imagem da matéria: Erro no Google exibe preço do Bitcoin muito acima do valor real; entenda

Erro no Google exibe preço do Bitcoin muito acima do valor real; entenda

O mesmo erro ocorreu com o preço do dólar; após incidente, gráficos foram removidos das buscas do Google