As mensagens do CEO da Binance para os funcionários: “Se não estiver feliz, saia”

CEO da Binance alerta que autoridades dos Estados Unidos devem em breve ter acesso aos chats de conversas entre funcionários
Imagem da matéria: As mensagens do CEO da Binance para os funcionários: "Se não estiver feliz, saia"

Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, em participação ao Vietnam NFT Summit (Foto: Wikimedia Commons)

O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), emitiu um aviso aos funcionários sobre suas comunicações internas, segundo relatórios, após um processo da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA na segunda-feira.

“Tudo o que você diz pode acabar no tribunal (ou na internet) um dia”, escreveu ele aos funcionários, de acordo com uma cópia traduzida de um memorando visto pelo Odaily Planet Daily na quinta-feira (08).

Publicidade

O aviso do executivo segue o recente vazamento da SEC de registros de bate-papo com captura de tela entre funcionários, incluindo o ex-líder de conformidade da empresa “Sam Lim” e o chefe de desenvolvimento de negócios “Alvin”.

Durante suas conversas, os funcionários discutiram em particular o “despejo” de seus tokens BNB antes de afundarem e admitiram abertamente “operar uma bolsa de valores não licenciada” – muito de acordo com as alegações da SEC contra a Binance.

1/15

Evidence from SEC case against Binance including internal chat logs, first between Sam Lin (former compliance lead at Binance) and Alivn (previously head of BD)

First is their convo about equity bonuses where Sam talks about risks of holding BNB pic.twitter.com/96IfwJEUOT

— Adam Cochran (adamscochran.eth) (@adamscochran) June 7, 2023

Lim também foi pego explicando como uma entidade poderia entrar como cliente da plataforma Binance US, mas secretamente ser autorizada a negociar na bolsa internacional da Binance.com por meio de um “acordo especial”, com o qual CZ “definitivamente também concordaria”.

Em sua carta aos funcionários, CZ rejeitou os logs de bate-papo como uma “reclamação” feita por duas pessoas, mas disse que o calvário “causou muitos danos” à reputação da empresa e alertou que a SEC provavelmente pediria o histórico de bate-papo da corretora como parte de sua investigação.

Publicidade

O CEO esclareceu que não olha as conversas dos funcionários e que foi a primeira vez que viu esses logs. “É ridículo que a SEC use isso como um pôster, mas vamos deixar que os advogados cuidem disso”, acrescentou.

O memorando traduzido no Odaily também mostra Zhao dizendo que os funcionários “não satisfeitos em trabalhar na Binance” deveriam “considerar seriamente” suas opções de carreira.

A Binance não respondeu imediatamente a um pedido de confirmação da Decrypt.

Na quinta-feira, CZ negou as alegações da SEC de que a Binance havia redirecionado bilhões de dólares em fundos de clientes da Binance e da Binance US para sua própria empresa, Merit Peak. “Todos os fundos do usuário são contabilizados e nunca saem da plataforma http://Binance.US (a menos que os usuários se retirem, é claro), nunca”, disse ele.

*Traduzido com autorização do Decrypt.