Imagem da matéria: As 12 pessoas que decidirão o destino de Sam Bankman-Fried
Júri de doze pessoas irá decidir futuro de Sam Friedman-Bank (Foto: Patrick Feller/Flickr)

O julgamento de Sam Bankman-Fried começou com a seleção do júri, que pode se estender até esta quarta-feira (4).

O fundador da FTX apareceu no tribunal com o cabelo recém-cortado, vestindo um terno cinza e uma gravata estampada. Durante grande parte da audiência, Bankman-Fried ficou diante de um laptop rolando documentos do tribunal. Ele manteve as mãos no laptop mesmo quando olhava por cima do ombro para os jurados em potencial ou conversava com os quatro advogados sentados ao seu lado.

Publicidade

O procurador assistente dos EUA, Nick Roos, afirmou que nunca foi oferecido um acordo de culpabilidade a Bankman-Fried, o que foi confirmado por sua equipe legal.

Aproximadamente 200 pessoas foram convocadas para a seleção do júri, mas apenas 12 serão escolhidas para participar do julgamento.

Até as 11h, o juiz Kaplan perguntou aos jurados se havia algo sobre a natureza do caso que dificultaria sua imparcialidade. Após várias pessoas levantarem as mãos, pelo menos 10 foram dispensadas.

Um dos jurados anunciou que ouviu falar de Sam Bankman-Fried no podcast The Joe Rogan Experience (veja abaixo).

Alguns estados dos EUA proibiram que os jurados sejam identificados, mas em Nova York, a imprensa tem permissão para fazê-lo (embora em casos sensíveis onde possa haver risco para a segurança dos jurados, sua identidade possa ser mantida em sigilo).

Outros foram dispensados devido a casamentos, consultas médicas, viagens a trabalho e um, que disse ser um operador de commodities, afirmou que um julgamento de seis semanas seria muito disruptivo para seu trabalho.

O ex-CEO e co-fundador da gigante das criptomoedas falida FTX, Bankman-Fried, conhecido como SBF, enfrenta sete acusações criminais, incluindo fraude eletrônica, fraude de títulos e lavagem de dinheiro.

Publicidade

Antes uma das marcas de criptomoedas mais famosas e grandes, a FTX e suas entidades relacionadas foram à falência de forma rápida e inesperada em novembro do ano passado.

Bankman-Fried foi então preso em dezembro em Nassau, Bahamas, e extraditado para os Estados Unidos. Ele se declarou inocente de todas as acusações em 3 de janeiro.

Bilhões de dólares em dinheiro de clientes desapareceram e a nova administração da exchange agora está trabalhando para pagar os credores.

Espera-se que o caso de Bankman-Fried dure cerca de seis semanas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Imagem da matéria: FIT21: Conheça o projeto de lei que promete transformar a regulação das criptomoedas nos EUA

FIT21: Conheça o projeto de lei que promete transformar a regulação das criptomoedas nos EUA

Aprovado na Câmara esta semana, o projeto FIT21 visa regular o setor de criptomoedas dando segurança para consumidores e estimulando empreendedores
Ilustração de uma lâmpada flamejando B de bitcoin

MB lança Fist, primeiro token de Renda Variável Digital no setor de energia elétrica

O investimento, disponível pela primeira vez para pessoa física, possui validade de 30 anos, com dividendos que variam de 0,9% a 1,2% ao mês
Imagem da matéria: Como um trader cripto ganhou mais de US$ 100 mil com apenas dois tuítes

Como um trader cripto ganhou mais de US$ 100 mil com apenas dois tuítes

“Somente em criptomoeda.” A memecoin Pacmoon recompensou um usuário com um grande airdrop – que foi maior do que o esperado graças ao erro de um amigo