Imagem da matéria: Argentina imprime dinheiro 24 horas por dia e mesmo assim falta dinheiro nas ruas
Cédulas de peso argentino. Moeda sofre com forte desvalorização. (Foto: Shutterstock)

O governo da Argentina vem imprimindo dinheiro 24 horas por dia por causa da paralisação da economia provocada pelo coronavírus e mesmo assim há escassez de dinheiro nas ruas, de acordo o El País.

Conforme o jornal espanhol, o covid-19 causou mais um problema: reduziu o número de funcionários da Casa da Moeda do país, o que provocou uma desaceleração das rotativas que produzem o papel-moeda.

Publicidade

A chamada Casa de la Moneda, disse o El País, garantiu que a situação será normalizada por manter equipes de reserva, acrescentando que além da falta de notas, a Argentina tem problemas sérios de dinheiro devido ao déficit fiscal e à falta de acesso ao crédito externo.

O problema da falta de notas, contudo, é devido a retiradas em massa em caixas eletrônicos e que possivelmente foram parar na casa dos cidadãos e não no comércio. Segundo o jornal, no mês passado, o BCRA colocou milhões de notas novas em circulação — 50 milhões de notas de mil pesos; 2 milhões de notas de 500, 12 milhões de notas de 200 e 540 milhões de notas de 100.

Bancos na Argentina exigem nota maior

Encarregados de distribuir o auxílio emergencial oferecido pelo governo durante a pandemia, alguns bancos da Argentina estão exigindo a impressão de notas de 5 mil pesos. Isso para relaxar a falta de notas e prevendo a demanda com o pagamento da terceira parcela do subsídio federal.

O CEO do Banco Macro, Jorge Brito, por exemplo, considera urgente a ação para aliviar a escassez de papel-moeda. Segundo ele, os cidadãos argentinos dobraram a quantidade de dinheiro que administram. Outro ponto, disse, é que notas de menor valor criam um volume grande para transporte e armazenamento.

Publicidade

No entanto, tanto o BCRA quanto o presidente Alberto Fernández preferem adiar a emissão da nota de 5 mil pesos por enquanto, para não provocar sensações inflacionárias.

A inflação no mês de junho na Argentina foi de 2,3%. No ano passado, o acumulado somou 53,8%. Para 2020, são esperados menos de 40%, caso a oferta do auxílio emergencial não contribua expressivamente no índice inflacionário.

Auxílio emergencial na Argentina

De acordo com o jornal, o BCRA já emitiu mais de 1,35 trilhão de pesos para cobrir o déficit fiscal e também para financiar subsídios como o Emergency Family Income, que é o auxílio emergencial oferecido pelo governo durante a crise sanitária.

Como no Brasil, o governo argentino já está no terceiro lote de distribuição do auxílio que beneficia cerca de 9 milhões de pessoas; Cada rodada custa mais de 90.000 milhões de pesos (cerca de R$ 7 milhões).


BitcoinTrade: Negocie criptomoedas com segurança e agilidade!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. 95% dos depósitos aprovados em menos de 1 hora! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Deputado republicano Rich McCormick posa para foto

Deputado culpa apatia dos EUA com cripto pela lenta reação à prisão de executivo da Binance

Rich McCormick afirma que o tratamento dado ao caso de Tigran Gambaryan, detido na Nigéria, é marcado por hipocrisia em comparação a outros casos de destaque
mark cuban

Mark Cuban ama Dogecoin, mas diz que qualquer outra memecoin é “rug pull”

Estrela do Shark Tank admite estar tentado a entrar no jogo das memecoins, mesmo reconhecendo que pode ser apenas uma “dança das cadeiras”
Chefe de compliance da Binance, Tigran Gambaryan é fotografado na Nigéria

Congresso dos EUA avalia pedir libertação imediata de diretor da Binance preso na Nigéria

Tigran Gambaryan está sob custódia da Nigéria desde fevereiro, mas agora uma resolução pedindo sua libertação está progredindo entre os parlamentares
Agente do FBI retirando arma das costas

“Poderoso Chefão” de Los Angeles se passou por agente do FBI para roubar criptomoedas

Adam Iza é acusado de usar fundos roubados em veículos de luxo, aluguel de mansão e cirurgia para aumentar as pernas