A rede de cinemas AMC e Sony Pictures anunciaram no domingo (28) uma promoção conjunta para distribuir 86 mil tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) exclusivos para quem reservar ou adquirir ingresso antecipado para sessões de estreia de “Homem-Aranha: sem Volta para Casa”.
No entanto, logo após o anúncio, o aplicativo de ingressos da rede de cinemas caiu e pôs alguns visitantes em longas filas logo após o início das vendas.
Ainda não se sabe exatamente se a culpada foi a promoção de NFTs e Adam Aron, CEO da AMC, pediu desculpas pelos longos intervalos de espera causados pelos “volumes imprevisíveis”.
De acordo com Aron, a bilheteria online da empresa disparou “para [o volume] mais alto em toda a história da AMC”.
Conforme a demanda pela tão antecipada première disparou, muitos sites americanos de bilheteria, incluindo Atom Tickets, Fandango e MovieTickers.com, também passaram por problemas técnicos.
NFTs são tokens criptograficamente exclusivos e ligados a conteúdos digitais ou físicos, fornecendo prova de governança. Alguns casos de uso dos NFTs incluem obras de arte, colecionáveis digitais, itens em videogames, música e ingressos para shows.
A promoção do Homem-Aranha, descrita pela empresa como “a primeira desse tipo por uma exibidora cinematográfica”, tem como alvo inscritos no Stubs Pemiere, A-List e AMC Investor Connect, oferecendo mais de 100 designs criados por Cub Studios, um estúdio de animação que já venceu a British Academy of Film and Television Arts (ou BAFTA).
“Nossos convidados dos AMC Theaters e nossos acionistas da AMC Entertainment pediram para que a AMC entrasse no mundo dos NFTs e não poderíamos imaginar uma forma mais perfeita de fazê-lo do que com nossos bons amigos da Sony Pictures”, afirmou Aron.
Conforme explicado pela rede de cinemas, os NFTs do Homem-Aranha serão resgatados por meio da Worldwide Asset Exchange (WAX), uma plataforma blockchain proof-of-stake (PoS), criada especificamente para negociar colecionáveis digitais e itens virtuais.
A grande aposta da AMC nas criptos
A AMC, que opera cerca de 950 cinemas pelo mundo, passou por uma mudança drástica nas receitas ao longo de 2021, conforme o preço de suas ações disparou junto com as da GameStop e das “ações de meme”.
Em setembro, a empresa se tornou a primeira rede de cinemas dos EUA a começar a aceitar bitcoin (BTC), ether (ETH), litecoin (LTC) e bitcoin cash (BCH). Em outubro, a empresa acrescentou dogecoin (DOGE) como uma opção de pagamentos para vales-presente.
Este mês, Aron revelou que, em apenas dois meses, pagamentos com criptomoedas totalizaram 14% de todas as transações online da AMC.
Ele também confirmou que, nos próximos dois a quatro meses, a AMC começará a aceitar shiba inu (SHIB).
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização de Decrypt.co.