Imagem da matéria: Advogados acusam reguladores dos EUA de "exagerar" em disputa judicial contra Coinbase
Foto: Shutterstock

A disputa judicial entre a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e a corretora Coinbase vem se arrastando desde junho do ano passado e agora o órgão regulador quer dar uma cartada final: a entidade pediu que o tribunal que julga o caso considere a jurisprudência de uma vitória da SEC em outro caso para dar o veredicto no processo contra a Coinbase.

No processo que deu início a disputa, a SEC afirma que a Coinbase infringiu leis federais por ter feito ofertas de valores mobiliários na forma de tokens digitais sem ter a autorização necessária para isso. Esse litígio está sendo julgado em uma corte em Nova York. 

Publicidade

Porém, paralelamente, a Justiça do estado de Washington condenou três homens por negociação com informação privilegiada (prática conhecida pela expressão “insider trading”). Um deles era ex-funcionário da Coinbase e a sentença definiu que “tokens negociados foram oferecidos e vendidos como contratos de investimento e, portanto, eram valores mobiliários”. 

Na segunda-feira (4), a SEC protocolou uma carta ao tribunal de Nova York pedindo que considere a decisão da corte de Washington no caso de insider trading. 

Entretanto, advogados da indústria de criptomoedas ouvidos pelo The Block mantêm uma opinião geral de que a jurisprudência de Washington não será a bala de prata que a SEC está esperando. 

Terrence Yang, advogado e diretor administrativo na Swan Bitcoin, afirma que a estratégia da SEC é exagerada: “Dizer que existe jurisprudência afirmando que ativos cripto são valores mobiliários com base [no caso de insider trading] é um pouco agressivo”. 

Publicidade

Teresa Goody Guillén, sócia no escritório de advocacia BakerHostetler, entende que o impacto de um caso no outro deve ser pequeno. “O valor ou a implicação é bastante limitado porque foi um julgamento à revelia”, disse. 

Um dos réus no caso fugiu dos Estados Unidos e foi julgado à revelia, ou seja, não apareceu no tribunal para se defender. Na visão de alguns especialistas, esse ponto enfraquece o poder de uma jurisprudência vinda do caso. Isso porque a promotoria tem a capacidade de fazer a acusação sem ter seus pontos refutados pela defesa do réu. 

Já o time de defesa legal da Coinbase enviou uma carta ao tribunal de Nova York que julga seu caso dizendo que a decisão de Washington “não deveria ter nenhum peso”.

VOCÊ PODE GOSTAR
logo hyperliquid HYPE

Hyperliquid (HYPE) dispara 17% na semana enquanto Bitcoin se estabiliza

HYPE supera principais criptos com alta semanal de 17,6% à medida que DEX da Hyperliquid ganha força no mercado de futuros
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin se consolida em US$ 109 mil enquanto traders aguardam dados de inflação

Manhã Cripto: Bitcoin se consolida em US$ 109 mil enquanto traders aguardam dados de inflação

Criptomoeda opera próxima das máximas de duas semanas, com investidores atentos a indicadores econômicos dos EUA
Imagem da matéria: Memecoin inspirada em briga entre Trump e Musk estreia com alta de 73%

Memecoin inspirada em briga entre Trump e Musk estreia com alta de 73%

Discussão entre Elon Musk e o presidente Trump gerou um meme depreciativo e a criação da memecoin Kill Big Beautiful Bill (KBBB)
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Indústria cripto do Brasil aponta risco de êxodo de clientes com nova alíquota e fim da isenção

Temor de empresas da indústria cripto do Brasil é que investidores busquem plataformas sem sede no país ou saíam do mercado