Adoção da tecnologia Blockchain por empresas da Fortune 500 avança 56%, diz estudo

No primeiro trimestre 2024; as 100 maiores empresas também aumentaram seus projetos blockchain e web3 em 39%
Ilusração com Teias simulam funcionamento de blockchais; ao fundo homem opera laptop

Shutterstock

O relatório de um estudo publicado pela Coinbase na quarta-feira (12) sobre a adoção de Blockchain, a tecnologia que surgiu com o Bitcoin, mostra que 56% das empresas da lista Fortune 500 estão engajados nesse recurso, o que sugere uma grande evolução para o ecossistema cripto.

A Fortune 500 é um compilado feito anualmente pela revista Fortune com base no faturamento das companhias dos EUA.

Publicidade

De acordo com o relatório, iniciativas de criptomoeda, blockchain ou web3 anunciados por empresas da lista Fortune 100, também aumentaram 39% ano a ano, atingindo um recorde histórico no primeiro trimestre de 2024, número informado por executivos “das maiores marcas às pequenas empresas”.

Os principais catalisadores até agora, segundo o estudo da Coinbase, foram os ETFs Bitcoin à vista, a tokenização, incluindo títulos governamentais, e a adoção de stablecoins, com por exemplo, as recentes iniciativas da Stripe e do Paypal.

“Nomes e produtos confiáveis ​​em finanças estão adotando a tecnologia blockchain e as criptomoedas, impulsionando a inovação e o fornecendo pontes de acesso para adoção generalizada”, ressalta a publicação. 

O progresso não é apenas de cima para baixo, mas também de baixo para cima: “As pequenas empresas, a instituição mais confiável dos EUA, também estão se aventurando nas criptomoedas. Cerca de sete em cada 10 (68%) acreditam que a modalidade de medida pode ajudar a resolver pelo menos um de seus problemas financeiros, os maiores dos quais são as taxas de transação e os tempos de processamento”.

No que tange a participação da Coinbase no estudo, a publicação menciona seu progresso no sistema financeiro tradicional (Tradfi) na atualização do sistema e apelou para que seja “imperativo que os EUA cultivem talentos cada vez mais necessários, em vez de continuarem a perdê-los no exterior” e que “os EUA precisam exercer liderança neste espaço”.

Publicidade

Acerca do status de blockchain como tecnologia disruptiva, a empresa diz que “aumento da atividade ressalta a urgência de regras claras”, ou seja, regulação do setor.

O relatório da Coinbase contou com dados do The Block Pro Research.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.