Imagem da matéria: ABCB responde ataques de Santander e chama conduta de bancos de discriminatória
Foto: Shutterstock

Após o banco Santander ter chamado a Medida Preventiva para manter as contas das exchanges abertas de privilégio, a Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain (ABCB) contra-atacou e chamou o ato dos bancos de discriminatório e anticoncorrencial.

Segundo o documento apresentado pela ABCB na última quarta-feira (14) ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o banco Santander teria cometido um equívoco ao afirmar que a medida preventiva requerida pela ABCB tinha como objetivo garantir um privilégio as empresas do setor de criptomoedas manterem suas contas abertas.

Publicidade

A associação disse que o setor não busca privilégio, mas tão somente a garantia de um direito, que é o de ter acesso ao sistema financeiro.

“Os bancos deveriam sim garantir o direito de empresas (ou indivíduos) de acesso ao sistema financeiro, sem qualquer discriminação, preconceito ou prejuízo”.

A ABCB defende que o encerramento de contas ou a negativa de abertura delas por parte dos bancos não deveria ser a regra como tem ocorrido com empresas que atuam no setor cripto.

“Exceto se houver motivação, crível e justificada, de assim não proceder. Em outras palavras, o direito deveria ser a regra e a proibição a exceção, não o contrário”.

Publicidade

Santander contra-atacado

Pelo ponto de vista da associação, o que há na verdade é uma discriminação pelo fato de os bancos estarem lidando com concorrentes de mercado.

“Discriminar clientes injustificadamente é agir com preconceito e prejuízo, tanto mais quando estamos lidando com concorrentes”.

Essas acusações de atuar de forma anticoncorrencial não se restringe ao Santander e se estende às demais instituições bancárias pelo fato de elas não apresentaram a razão por que consideram “o segmento de criptoativos um ‘risco à saúde do Sistema Financeiro’”.

No documento é lembrado que não há qualquer manifestação nesse sentido de entes reguladores como Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Receita Federal ou Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Por fim, a associação se manifestou sobre a petição da corretora AllCoin Wallet, que havia afirmado que não teve conta corrente alguma encerrada por banco.

Publicidade

O fato, contudo, é que a ABCB fundamentou que a Allcoin Wallet apesar disso teve uma resposta negativa de abertura de conta por parte do banco Santander.


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

You May Also Like
Imagem da matéria: Conselho nacional do MP determina liquidação imediata de criptomoedas apreendidas

Conselho nacional do MP determina liquidação imediata de criptomoedas apreendidas

Resolução determina também que o Ministério Público deverá usar apenas corretoras credenciadas no BC para liquidar os ativos apreendidos
O mega investidor brasileiro Luiz Barsi usando camiseta preta

Crítico do Bitcoin, Luiz Barsi será julgado nesta terça pela CVM por insider trading

Conhecido como o “Warren Buffett brasileiro”, Barsi já disse que as criptomoedas eram fantasia e que o Bitcoin não tinha fundamentos
Imagem da matéria: South Summit Brasil divulga vencedores da Startup Competition 2024

South Summit Brasil divulga vencedores da Startup Competition 2024

A competição de startups 2024 conta também com finalistas de Israel, Chile e Espanha
FTX, SBF

Livro sobre o colapso da FTX será lançado no Brasil com versão em português

O livro “Sem Limites — Ascensão e Queda de Sam Bankman-Fried” será lançado pela HarperCollins nos próximos meses