Imagem da matéria: A semana no criptotwitter: treta sobre Web 3, Bukele compra BTC e resgates no OpenSea
Foto: Shutterstock

Já que a última semana foi a do Natal, o Crypto Twitter não estava barulhento e polifônico como sempre. Houve poucos anúncios, ataques e fofocas do que o comum.

Mas um debate dominou a conversa: o ex-CEO do Twitter Jack Dorsey criticou capitalistas de risco da Web 3 e teve Elon Musk como seu aliado. E tudo aconteceu após Cardi B fazer uma pergunta inofensiva a seus seguidores.

Publicidade

Jack vs. capitalistas da Web 3

Sem dúvidas, Cardi B gerou a guerra de palavras sobre a Web 3 entre Jack Dorsey e empresas de capital de risco, como Andreessen-Horowitz (a16z).

Tudo começou na terça-feira (21), quando Cardi tuitou uma simples pergunta para seus 20 milhões de seguidores: “Vocês acreditam que cripto irá substituir o dólar”?

Dorsey, um ferrenho maximalista de bitcoin (BTC), respondeu sete minutos depois: “Sim, o bitcoin vai” (o bitcoin, e não as criptomoedas).

Dorsey não tinha acabado de fazer uma distinção entre o bitcoin e o restante das criptomoedas.

Três horas depois, ele voltou ao Twitter e declarou: “Você não possui a ‘Web 3’. Os VCs [capitalistas de risco] e seus LPs [fornecedores de liquidez] a possuem. Nunca irá escapar de seus incentivos. No fim das contas, é uma entidade centralizada com um nome diferente”.

Publicidade

O tuíte atraiu muitos especialistas à briga, incluindo o fundador do Rug Radio Farokh Sarmadh, o cofundador do dogecoin (DOGE) Billy Markus e o CEO da Tesla Elon Musk. De início Musk havia ficado do lado de Dorsey: “Alguém viu a Web 3? Não consigo encontrá-la”.

Dorsey continuou discutindo com as pessoas até a última quinta-feira (23), sem voltar atrás.

Na quarta-feira (22), o também CEO da Square tuitou que ele havia sido bloqueado por Marc Andressen, cofundador do a16z, a empresa por trás de quase toda startup cripto atualmente.

Dorsey também deixou de seguir diversos grandes nomes corporativos no setor, incluindo o cofundador da Gemini Tyler Winklevoss e o CEO da Coinbase Brian Armstrong.

Não foi apenas a Web 3 que estava sendo criticada por Dorsey. Ele também conseguiu insultar a Ethereum. Em certo momento, a criadora de NFT Rahilla Zafar acusou Dorsey de ser antiethereum.

Publicidade

Dorsey negou a acusação, qualificando seu ponto de vista: “Não sou antiETH. Sou antimentiras corporativas, controladas, centralizadas, pertencentes a VCs e com ponto único de falha. Se seu objetivo é anticriação, prometo a você que não é a Ethereum”.

O cofundador do dogecoin Billy Markus se ofendeu com o maximalismo de bitcoin de Dorsey e contribuiu à discussão: “Meu objetivo é criar coisas e ganhar dinheiro e me divertir. Estou acostumado com a criação corporativa e não vejo uma ruptura significativa dela. O bitcoin só dá poder a novas pessoas ricas”.

Musk elogiou Markus ao interagir: “É por isso que sou pró-doge”. Dorsey respondeu ao comentário de Musk com mais elogios ao bitcoin, mas Musk não o respondeu.

Bukele compra mais bitcoins

A “tuitada” de Dorsey foi bem escandalosa, mas não tão escandalosa quanto um líder de Estado anunciar a seus seguidores, em momentos aleatórios, que comprou ainda mais bitcoins.

Isso pode ser interpretado como dica financeira. E foi exatamente o que o presidente de El Salvador Nayib Bukele, conhecido por impulsionar o bitcoin, fez diversas vezes.

Publicidade

Bukele deu uma pequena dica de seu mais novo anúncio na última terça-feira (21): ele enigmaticamente compartilhou o fato de que seu país possui uma área de 21 mil metros quadrados. “Coincidência? Acho que não!”

As coisas ficaram mais claras uma hora depois. Bukele disse a seus seguidores que planejava comprar 21 BTC para comemorar o último 21º dia de um mês do 21º ano do século XXI (a última vez em que comprou, em outubro, fez uma piada com cannabis).

Usuários do OpenSea ganham seus SOS

Na véspera de Natal, conforme o ambiente cripto estava relativamente quieto, a OpenDAO teve a oportunidade de fazer barulho.

A DAO, que afirma ter sido formada em uma tentativa de recompensar usuários da OpenSea por seus gastos e por sofrerem diversos esquemas, fez a distribuição (ou “airdrop”) de novos tokens SOS para qualquer um que havia gastado dinheiro no OpenSea antes do dia 23 de dezembro.

Você pode resgatar seu SOS ao ir até o site da OpenDAO, conectar sua carteira cripto e clicar em “iniciar resgate”. Sua quantia de SOS irá depender de quanto ETH, DAI ou USDC você gastou no OpenSea. Esse número será composto de um multiplicador.

E SOS rapidamente se multiplicou. O token subiu mais de 1.000% e apenas dois dias e se tornou o assunto do Crypto Twitter no domingo (26).

Alexis Ohanian, cofundador do Reddit e colecionador de NFTs, publicou uma série de tuítes sobre a distribuição de SOS, afirmando que é um exemplo de “como TODOS irão dar valor a seu tempo e dinheiro on-line… Você finalmente será recompensado por usá-la. Porque tudo está em uma base de dados pública. Permite que qualquer um apareça e recompense o comportamento armazenado lá”.

Publicidade

Ao todo, foi uma semana calma no Crypto Twitter até o Natal e, agora, você pode esperar que haja bem mais debate sobre SOS nesta semana.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
ilustração mostra logo da pepecoin PEPE subindo ao céu

PEPE e BONK valorizam mais de 30% nas últimas 24 horas

Memecoin PEPE bateu sua máxima histórica nesta terça-feira (21), em momento de forte aquecimento do mercado cripto
Imagem da matéria: Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Apesar de chamara cada vez mais atenção, muitas pessoas ainda não sabem o que é a tokenização de ativos e como ela funciona
Imagem da matéria: Plume, blockchain de tokenização de RWA, capta US$ 10 milhões em rodada de investimento

Plume, blockchain de tokenização de RWA, capta US$ 10 milhões em rodada de investimento

Plume hospeda mais de 80 projetos RWA, abrangendo itens colecionáveis, ativos alternativos, sintéticos, bens de luxo, imóveis, DeFi e muito mais