Imagem da matéria: Ethereum 2.0 fica mais próximo com estreia de nova rede de testes
Foto: Shutterstock

Equipes de desenvolvimento ao redor do mundo estão trabalhando bastante no Ethereum 2.0, a rede proof of stake (PoS) que está sendo criada para tornar as transações de Ethereum mais rápidas, baratas e menos dependentes de energia elétrica.

Enquanto o ETH 2.0 ainda não está pronto, sua primeira grande rede de testes está fornecendo ao público um vislumbre de como a blockchain passará a funcionar em breve.

Publicidade

O desenvolvedor Tim Beiko, que coordena os desenvolvedores principais do Ethereum, anunciou a rede de testes Kintsugi na segunda-feira (20) no blog da Fundação Ethereum.

Kintsugi é uma palavra em japonês que significa o uso de ouro para consertar objetos quebrados sem tentar esconder o dano; a palavra desperta um sentimento de transparência sobre o histórico de algo.

“Consertando” a rede Ethereum

Embora o atual estado do Ethereum não seja de quebra, não dá para negar que a rede se tornou uma vítima do próprio sucesso.

Após ser pioneira nas aplicações de finanças fescentralizadas (DeFi), tokens não fungíveis (NFTs) e até mesmo jogos desenvolvidos em blockchain, o custo das transações na rede estão assustando muitos usuários.

Publicidade

A conversão de ativos de ponto a ponto ou lances a colecionáveis digitais na blockchain exige parte da energia da rede. Para aumentar a velocidade das transações, pessoas devem pagar taxas mais altas ou esperar até que haja menos atividade no ecossistema.

O Ethereum 2.0 soluciona isso. Migra a rede de um sistema proof of work (PoW), como o do Bitcoin, que possui mineradores para validar transações, para um sistema proof of stake que permite que pessoas garantam a segurança da rede ao bloquear parte de seu ether no protocolo.

Embora tanto mineradores como stakers recebam recompensas, o sistema PoS do Ethereum também escala o espaço disponível na rede.

Desenvolvedores já tiveram progresso no caminho em direção ao Ethereum 2.0.

A Fase Zero da atualização foi lançada em dezembro de 2020, com o lançamento da Beacon Chain que, no futuro, será usada para unir a rede atual (PoW) e a rede nova (PoS). Bilhões de dólares em ether já estão em staking na nova rede.

Em preparação para a grande fusão, desenvolvedores apresentaram quatro redes de teste de curta duração, criadas para simular como a rede irá funcionar quando migrar para o proof of stake.

Publicidade

No entanto, Kintsugi está aqui para ficar e foi criada não apenas para os informados desenvolvedores usarem, mas para todos os membros da comunidade.

“Apesar de o desenvolvimento de clientes e da UX [experiência de usuário] continuarem sendo refinados, encorajamos a comunidade a começar a usar Kintsugi para se familiarizar com o Ethereum em um contexto pós-fusão”, explicou Beiko.

A maioria espera que as coisas estejam em boas condições para tornar o “#testingthemerge” (ou “testando a fusão”) em um processo rápido para que outras redes de testes (como Görli e Rinkeby) possam ser usadas para simular a transição.

“Quando [as redes de testes] forem atualizadas e estiverem estáveis, o próximo passo será a transição da Ethereum para o proof of stake”, escreveu Beiko.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão
Imagem da matéria: Coinbase anuncia suporte para Lightning Network do Bitcoin

Coinbase anuncia suporte para Lightning Network do Bitcoin

Usuários da exchange de criptomoedas Coinbase podem escolher a rede alternativa para transações mais rápidas e baratas do que a rede principal do Bitcoin
Imagem da matéria: EigenLayer: Protocolo de restaking do Ethereum anuncia airdrop de novo token

EigenLayer: Protocolo de restaking do Ethereum anuncia airdrop de novo token

A Eigen Foundation vai começar a distribuir seu novo token EIGEN em 10 de maio; veja como será o aidrop
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

Após entrar no top 10 de ETFs com a maior sequência de entradas diárias, o ETF da BlackRock deu uma pausa