Imagem da matéria: China prende alto funcionário do Partido Comunista por apoiar a mineração de bitcoin
Xiao Yi, do Partido Comunista da China. Imagem: Reprodução

A Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCDI), principal órgão no combate ao suborno no governo da China, expulsou um funcionário do alto escalão do Partido Comunista na província de Jiangxi por suposta corrupção ligada à atividade de mineração de bitcoin. As informações são do South China Morning Post (SCMP), em publicação neste sábado (13).

Segundo o jornalista Colin Wu, referência na cobertura do mercado cripto chinês, Xiao Yi, de 59 anos, também teria sido preso.

Publicidade

“As investigações revelaram que Xiao Yi abusou de seu poder para estimular empresas a se envolverem em atividades de mineração de moeda virtual que não estão em conformidade com a política nacional”, disse a CCDI neste sábado (13), segundo o SCMP. Agora Yi deve enfrentar a corte chinesa.

Xiao Yi, que tem 59 anos, deverá enfrentar agora acusações de conspiração contra o governo, abuso de autoridade, suborno, obstrução judicial e “decadência moral”, que é quando uma ação fere os valores morais de um país.

Mineração de bitcoin na China

Em setembro deste ano, o governo chinês iniciou uma nova onda de repressão às criptomoedas no país, dando continuidade às proibições que já impôs ao setor no passado, proibindo a mineração, o comércio e acesso ao sistema financeiro de intermediadores. Acerca da mineração, o argumento foi também sobre os esforços da China para atingir suas metas de carbono neutro .

Com a imposição do governo da China, grandes empresas de mineração de bitcoin começaram a migrar para outros países, como os Estados Unidos. De acordo com um estudo recente da Universidade de Cambridge, os EUA se tornaram líderes globais na indústria de mineração de Bitcoin.

Publicidade

Ainda segundo o SCMP, na última quarta-feira (10), a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, a principal agência de planejamento econômico do país, disse às autoridades provinciais em todo o país para limpar o setor e garantir que as instalações de computação em empresas estatais e instituições públicas não fossem usadas para a atividade de mineração.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
Imagem da matéria: Aliados do Ethereum: Arbitrum encontra bug na Optimism que colocaria fundos em alto risco

Aliados do Ethereum: Arbitrum encontra bug na Optimism que colocaria fundos em alto risco

Se a detecção da Arbitrum não tivesse sido feita, uma nova implementação do Optimism teria colocado em risco os fundos dos usuários da rede
Imagem da matéria: PayPal passa a oferecer mais de 100 criptomoedas com nova parceria

PayPal passa a oferecer mais de 100 criptomoedas com nova parceria

Gigante dos pagamentos online, PayPal está expandindo ofertas de criptomoedas junto com a MoonPay
Imagem da matéria: Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin e Ether estreiam em Hong Kong; Setor aguarda sentença de ex-CEO da Binance

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin e Ether estreiam em Hong Kong; Setor aguarda sentença de ex-CEO da Binance

Os seis novos ETFs de Bitcoin e Ethereum à vista que estrearam nesta terça-feira (30) em Hong Kong movimentaram US$ 11,2 milhões