O número de Ether em contratos de staking na Ethereum 2.0 ultrapassou a marca de 5 milhões, o que equivalente a US$ 13,6 bilhões, segundo pesquisa do site The Block.
O Ethereum 2.0 é um plano de atualização do projeto que visa mudar seu algoritmo de consenso de prova de trabalho (PoW) para um algoritmo de prova de participação (PoS).
Com o PoS, os mineradores — que usam poder computacional para validar transações — são substituídos pelos validadores, que passam a emprestar Ether para gerar novos blocos e confirmar as transações na blockchain.
Na prática, essa mudança reduz a necessidade de hardware para minerar a criptomoeda e consequentemente o consumo de energia e as taxas da rede, que geralmente são caras.
Leia Também
De acordo com as regras, é preciso ter 32 ETH para ser um validador. Aqueles que emprestam ETH para blockchain podem receber recompensas de até 23%.
A Ethereum 2.0 foi lançada no final do ano passado. Desde então, a atualização vem sendo feita em etapas conforme crescem o número de participantes e de ETH travados na rede.
Segundo o explorador Beaconcha.in, há atualmente 153 mil validadores processando blocos na atualização.
No início do ano, a corretora brasileira de criptomoedas FlowBTC anunciou um serviço que permite ao cliente participar do Ethereum 2.0.