moeda de Bitcoin à frente do logotipo do Goldman Sachs
Shutterstock

O Goldman Sachs, um dos maiores bancos do mundo, entrou com um pedido na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos para um produto de investimento que poderia expor clientes – indiretamente – ao Bitcoin.

O pedido à SEC, que detalha uma “nota vinculada” (um produto de geração de renda vinculado a um título ou cesta de valores mobiliários, como um ETF), diz que os investidores podem ser expostos a “inovações disruptivas”.

Publicidade

Como a nota vinculada rastreia o ARK Innovation, um fundo negociado em bolsa (ETF) que é investido no Grayscale Bitcoin Investment Trust Grayscale, os investidores podem ser expostos ao bitcoin – mas não diretamente.

Um ETF de Bitcoin, que permitiria aos investidores comprar ações que representam o ativo digital, não existe nos Estados Unidos – ainda. Muitas empresas já tentaram lançar um, incluindo a gigante de investimentos Fidelity, que entrou com seu pedido hoje. A SEC relutou em aprovar esses produtos no passado, citando preocupações sobre a manipulação do mercado de Bitcoin.

Mas ETFs de Bitcoin existem em outros lugares – no Canadá (onde eles têm sido um grande sucesso) e nas Bermudas. Outros dois foram aprovados recentemente no Brasil, mas ainda não estão em operação.

O pedido da Goldman, datado de 19 de março, não é para um ETF, mas um produto que rastrearia um ETF exposto a ações de Bitcoin.

Publicidade

E é outra maneira que a Goldman Sachs está demonstrando interesse no Bitcoin.

O banco era anteriormente cético em relação à moeda. No ano passado, negou que o Bitcoin fosse uma classe de ativos. Mas, desde então, disse que vai começar a negociar futuros de Bitcoin, reabrindo sua mesa de negociação de criptomoedas depois de fechá-la em 2018.

O analista da Bloomberg ETF, Eric BalchunasIt, disse ao Decrypt que o novo produto vinculado ao Bitcoin da Goldman é “como uma aposta paralela para seus clientes institucionais maiores”.

Como diz o documento da SEC: “O ETF pode ter exposição a criptomoedas, como Bitcoin, indiretamente por meio de um investimento em um fundo de concessão. A exposição do ETF à criptomoeda pode mudar ao longo do tempo e, consequentemente, essa exposição nem sempre pode ser representada na carteira do ETF. ”

VOCÊ PODE GOSTAR
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Autor de “Pai Rico, Pai Pobre” explica por que não vai comprar ETF de Bitcoin

Robert Kiyosaki defende há anos Bitcoin, ouro e prata como as maiores reservas de valor
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Como o halving do Bitcoin afetará grandes e pequenos mineradores

As mineradoras corporativas estão preparadas para o halving do Bitcoin há meses, mas os mineradores domésticos, por outro lado, podem enfrentar a extinção
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

ETF de Bitcoin da Grayscale já perdeu 50% de suas reservas de BTC desde janeiro

No mesmo período, os ETFs de Bitcoin da BlackRock e Fidelity ganharam até 32% de participação de mercado
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC