A rede principal da Ethereum 2.0 está quase pronta para lançamento. A testnet Medalla entrou no ar nesta terça-feira (04), marcando o estágio final antes do lançamento na rede principal.
A Medalla é a primeira rede de testes focada na comunidade, na qual a saúde da rede está nas mãos dos usuários, em oposição aos campos de teste anteriores que eram principalmente focados no desenvolvedor. Com a Medalla agora estável, o lançamento do Ethereum 2.0 é iminente, trazendo melhorias muito aguardadas da ETH, além de aliviar as preocupações crescentes com as altas taxas de transação.
O lançamento levou um pouco mais de uma hora para estabilizar e permitir que os blocos fossem finalizados. Mais de 20.000 validadores estão executando nodes para dar suporte à rede de teste Medalla, cada uma com pelo menos 32 ETH.
O apelido de Medalla presta homenagem à rede de testes original, Olympic, lançada em maio de 2015.
Uma parte importante do design para Eth1 e Eth2 é a diversidade de clientes que os usuários podem escolher para se conectar à rede Ethereum. O requisito ajuda a criar uma comunidade diversificada de desenvolvedores trabalhando com diferentes linguagens de codificação, além de reduzir o risco de um único ponto de falha restringindo o acesso ao Ethereum para usuários finais.
Leia Também
A Medalla será lançada com o suporte de cinco clientes e os operadores de node validador ativos durante o lançamento receberão um token não fungível (NFT) exclusivo colecionável por seu suporte.
Para funcionar como projetado, o Ethereum 2.0 exigirá mais de 16.000 nodes validadores exclusivos para suportar uma rede totalmente descentralizada. A rede opera usando uma “beacon chain” para agrupar validadores escolhidos aleatoriamente em 64 “shards” – blockchains que se assemelham à implementação Eth1, cada um capaz de processar volumes de transações aproximadamente equivalentes à cadeia Eth1 existente, cerca de 15 transações por segundo.
O resultado é um rendimento de transação de quase 1.000 transações por segundo. A mudança deve reduzir bastante o custo das transações na rede. O blockchain Eth1 original acabará por ser integrado ao Eth2 como um fragmento, casando-se com o que por um tempo serão entidades distintas de blockchain.
Se a Medalla permanecer estável ao longo das próximas semanas, o lançamento oficial da rede principal da Eth2 não irá demorar muito.
*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.co