O porto holandês de Rotterdam, o maior centro marítimo da Europa, está abrindo um laboratório de pesquisa dedicado à tecnologia blockchain.
Concebido como um “centro de conhecimento para o setor privado regional” e voltado para a pesquisa aplicada, o chamado “BlockLab” está sendo implementado em um esforço conjunto entre o município de Rotterdam e a autoridade portuária para investigar o potencial da blockchain na organização da logística portuária para a carga fluir de forma mais eficiente.
Leia Também: Assim Como a Internet, A Blockchain Está se Espalhando
De acordo com um comunicado de imprensa, as etapas iniciais incluem o lançamento de um aplicativo – desenvolvido em parceria com a empresa de software de nuvem Exact e o banco ABN AMRO – para auxiliar o financiamento de ações no setor de logística portuária.
Maarten Struijvenberg, vice-prefeito de Rotterdam para assuntos econômicos, comentou:
Há um enorme impulso sobre a ‘blockchain’, mas, na verdade, não há muitas aplicações totalmente funcionais. Vamos mudar isso com o BlockLab. Isso é importante, porque precisamos de inovações reais para lançar a próxima economia. E a blockchain pode nos ajudar a realizar.
No entanto, nem toda a pesquisa no BlockLab será inteiramente relacionada com o porto.
Este não é o primeiro esforço que o porto fez no espaço da blockchain. No ano passado, a autoridade anunciou que iria participar de um consórcio de blockchain ao lado de 14 grandes bancos e universidades para explorar oportunidades com a blockchain dentro da logística.
Leia Também: Banco Central do Brasil Estuda Blockchain para usar como Sistema de Transferência de Reservas