Imagem da matéria: Blockchain Pode Revolucionar a Logística Internacional

Blockchain parece ser a melhor solução em várias esferas para melhorar processos financeiros ou armazenamento e distribuição de informações. As empresas de logística têm examinado a tecnologia para adaptá-la ao arranjo de transporte.

Processos de logística complicados incluem enormes quantidades de papelada, seguros e questões legais, despacho aduaneiro, rastreamento de carga e abundância de intermediários. No que diz respeito às cadeias de suprimentos podem consistir em milhares de quilômetros a percorrer e dezenas de fronteiras para cruzar, pode ser difícil rastrear a origem de um produto. Você pode adicionar problemas com contrabandistas e traficantes de drogas aqui para imaginar a quantidade de esforços que as empresas de logística levam para que o processo funcione sem problemas.

Publicidade

Leia Também: Assim Como a Internet, A Blockchain Está se Espalhando

Como a blockchain pode ajudar

Sendo um livro de dados imutável, a blockchain pode fornecer cadeias de suprimentos visíveis e controláveis. A tecnologia pode automatizar a maior parte do trabalho de papelada e garantir o controle constante de todos os movimentos da carga.

Várias empresas em todo o mundo já iniciaram estudos profundos de blockchain estão testando para processos logísticos. Wells Fargo e o Commonwealth Bank of Australia usaram a tecnologia para enviar algodão dos EUA para a China usando contratos inteligentes (smart contracts). Várias empresas na Holanda alavancaram a blockchain para organizar seus suprimentos. O gigante da logística Maersk introduziu a blockchain para o rastreamento de carga junto com a IBM.

Leia Também: Como as Bolsas de Valores Estão Usando a Blockchain

Sistemas de logística baseado na blockchain

Embora as empresas acima mencionadas abordem partes específicas do problema, existem sistemas de blockchain focados em toda a indústria. Blockfreight e A2B Direct estão entre os mais consideráveis.

Blockfreight, uma startup australiana, pretende usar contratos inteligentes baseados na Ethereum e seu próprio token negociável BFT: XCP para revolucionar o transporte de contêineres. A empresa anunciou seu ICO com limite de US $ 1,9 milhão para financiar o desenvolvimento da plataforma.

Publicidade

A A2B Direct já desenvolveu uma plataforma semelhante à Uber que facilita a interação entre os transitários e os proprietários de carga fazendo toda a documentação envolvida. Com a ICO a partir de hoje, o A2B Direct visa financiar a transferência da plataforma para a blockchain. Espera-se que esta solução reduza as despesas de transporte internacional, facilite o negócio para ambos, as operadoras e clientes, que poderão trabalhar com dinheiro fiat e criptomoedas ao mesmo tempo.

Tudo isso demonstra grandes chances de que o blockchain se torne uma parte, ou mesmo uma base, da logística internacional. Isso irá melhorar consideravelmente o processo para as partes diretamente envolvidas no transporte de mercadorias, bem como para clientes finais que poderão controlar constantemente toda a cadeia de suprimentos.

VOCÊ PODE GOSTAR
smartphone com logotipo da Toncoin TON à frente de monitor que mostra gráfico de mercado

TON sofre duas panes em 48h; entenda o que está acontecendo com a blockchain do Telegram

Desenvolvedores atribuíram o evento a uma “carga pesada” da cunhagem da memecoin DOGS
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

BC divulga lista de projetos selecionados para 2ª fase de testes do Drex

Os consórcios participantes vão testar serviços financeiros disponibilizados por meio de smart contracts
Ilustração gerada por IA de dois homens engravatados com rostos de hamster e TON

A TON suportará o airdrop do jogo ‘Hamster Kombat’ no Telegram?

A rede TON, que distribuirá tokens HMSTR aos jogadores neste mês, sofreu duas panes nesta semana
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Pump.fun ultrapassa US$ 100 milhões em receita

Para alcançar o marco na última sexta-feira (30), a plataforma de geração de memecoin em Solana contou com uma ascensão meteórica desde janeiro