Imagem da matéria: Banco Central da Namíbia Diz que Compras com Bitcoin são Ilegais

As exchanges de criptomoedas não são permitidas na Namíbia por causa de uma lei criada a décadas atrás e os comerciantes no país africano não podem aceitá-las como pagamento de bens e serviços, disse o banco central.

Em um novo documento de nove páginas, o Banco da Namíbia disse que o bitcoin representa apenas uma ameaça “mínima” para o papel da política monetária do banco central.

Publicidade

Ele também fez comentou sobre os riscos de lavagem de dinheiro, as supostas falhas de uma moeda sem apoio de governo ou commodity e os potenciais benefícios que o sistema financeiro poderia alcançar através da blockchain.

O artigo cita bastante pesquisas anteriores do Fundo Monetário Internacional e do Financial Action Task Force, uma organização intergovernamental de combate à lavagem de dinheiro.

A Lei de Controle de Câmbio da Namíbia, de 1966, “não prevê o estabelecimento de casas de câmbio ou departamentos de câmbio virtuais na Namíbia”, disse o banco central.

O artigo continuou:

Além do banco que não reconhece moedas virtuais como moeda legal na Namíbia, também não reconhece que é uma moeda estrangeira que pode ser trocada por moeda local. Isso ocorre porque as moedas virtuais não são emitidas nem garantidas por um banco central nem apoiado por qualquer commodity.

Embora o relatório reconheça que as criptomoedas podem ser usadas para facilitar as remessas e outros pagamentos dos consumidores, disse que “devido à falta de uma premissa legal, o banco não consegue endossar tais atividades na Namíbia até o momento.”

Publicidade

Até mesmo trocar bitcoin por uma xícara de café é proibido, aparentemente.

“As moedas virtuais não podem ser usadas para pagar bens e serviços na Namíbia”, disse o banco central. “Por exemplo, uma loja local não pode ter o preço cotado ou aceitar moedas virtuais em troca de bens e serviços.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria é localizado e pode ser extraditado

Autoridade queniana disse que não é simplesmente prender, pois Nadeem Anjarwalla é de família influente que “tem o apoio de algumas pessoas poderosas”
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
moeda de bitcoin envolta a luzes piscantes coloridas

CriptoTwitter: Veja reações ao halving do Bitcoin

O 4º halving chega com aplausos e grandes esperanças para uma nova era com o protocolo Runes online