Imagem da matéria: Banco Central da Namíbia Diz que Compras com Bitcoin são Ilegais

As exchanges de criptomoedas não são permitidas na Namíbia por causa de uma lei criada a décadas atrás e os comerciantes no país africano não podem aceitá-las como pagamento de bens e serviços, disse o banco central.

Em um novo documento de nove páginas, o Banco da Namíbia disse que o bitcoin representa apenas uma ameaça “mínima” para o papel da política monetária do banco central.

Publicidade

Ele também fez comentou sobre os riscos de lavagem de dinheiro, as supostas falhas de uma moeda sem apoio de governo ou commodity e os potenciais benefícios que o sistema financeiro poderia alcançar através da blockchain.

O artigo cita bastante pesquisas anteriores do Fundo Monetário Internacional e do Financial Action Task Force, uma organização intergovernamental de combate à lavagem de dinheiro.

A Lei de Controle de Câmbio da Namíbia, de 1966, “não prevê o estabelecimento de casas de câmbio ou departamentos de câmbio virtuais na Namíbia”, disse o banco central.

O artigo continuou:

Além do banco que não reconhece moedas virtuais como moeda legal na Namíbia, também não reconhece que é uma moeda estrangeira que pode ser trocada por moeda local. Isso ocorre porque as moedas virtuais não são emitidas nem garantidas por um banco central nem apoiado por qualquer commodity.

Embora o relatório reconheça que as criptomoedas podem ser usadas para facilitar as remessas e outros pagamentos dos consumidores, disse que “devido à falta de uma premissa legal, o banco não consegue endossar tais atividades na Namíbia até o momento.”

Publicidade

Até mesmo trocar bitcoin por uma xícara de café é proibido, aparentemente.

“As moedas virtuais não podem ser usadas para pagar bens e serviços na Namíbia”, disse o banco central. “Por exemplo, uma loja local não pode ter o preço cotado ou aceitar moedas virtuais em troca de bens e serviços.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO Rick Wurster da Charles Schwab posa para foto

“Não comprei cripto e agora me sinto um bobo”, diz CEO da Charles Schwab

A entrada da Schwab no mercado de criptomoedas à vista sinaliza uma mudança mais ampla entre as instituições financeiras tradicionais, que estão se adaptando à demanda dos investidores
barras de ouro

China encontra enorme jazida de ouro avaliada em R$ 482 bilhões

Gigante asiático consumiu 741,732 toneladas métricas de ouro nos três primeiros trimestres deste ano
moedas de bitcoin e bandeira dos EUA no fundo

Governo dos EUA transfere quase US$ 2 bilhões em Bitcoin da Silk Road para a Coinbase

O preço do Bitcoin caiu após a grande movimentação dos ativos apreendidos do mercado da dark web
Bitcoin e bandeira da coreia do sul

Bitcoin despenca nas corretoras da Coreia do Sul após presidente decretar lei marcial

Medida adotada pelo presidente Yoon Suk-yeol foi classificada pela oposição como tentativa de golpe