Imagem da matéria: Estudo afirma que 30% de quem tem criptomoedas as usa como meio de pagamento
(Foto: Shutterstock)

Um estudo realizado pela Foundation for Interwallet Operability (FIO), um consórcio de carteiras de criptomoedas, corretoras, e processadores de pagamentos, revelou que 70% dos proprietários de criptomoedas raramente as usam para fazer pagamentos.

O levantamento, primeiro noticiado pelo Bitcoin.com, inquiriu 200 proprietários de criptomoedas, e revelou que em 2018 apenas 30% afirmou ter enviado as criptomoedas a uma conta não gerida pela própria pessoa. Ao mesmo tempo, 43% afirmaram ter feito pagamentos com criptomoedas apenas “algumas vezes” durante todo o ano.

Publicidade

De entre os inquiridos, 27% afirmou ainda que não chegou a fazer qualquer pagamento com as suas moedas o ano passado. O estudo afirma:

Quase 70% dos entrevistados enviaram tokens / [cripto]moedas para outros apenas algumas vezes durante o ano inteiro.

Dados sobre o uso de criptomoedas o ano passado

O estudo revelou ainda que 13% dos inquiridos nunca tinham usado uma carteira de criptomoedas que guarde as suas chaves privadas. Apesar da pouca utilização, os portfólios de alguns dos inquiridos eram moderadamente diversificados.

Além disso, mais de metade afirmou que mantém na sua carteira entre uma e cinco criptomoedas diferentes, enquanto mais de um quarto afirmou manter entre 6 a 10. 13% afirmaram manter entre 11 a 20 diferentes, enquanto 6% mantinham entre 21 e 30.

Motivos do pouco uso

O pouco uso dado às criptomoedas não se deve, pelo estudo, à mentalidade do “hodl,” ou seja por se querer manter as mesmas enquanto um investimento. Cerca de 58% dos inquiridos revelou, de facto, ficar moderadamente otimista depois de enviar uma transação, enquanto 17% revelaram sentir-se ansiosos.

Publicidade

5% afirmaram ficar “muito nervosos” depois de fazerem uma transação, enquanto cerca de 25% afirmou sentir-se “muito confortável” depois do mesmo. A experiência parece no entanto melhorar à medida que se vão fazendo mais transações.

Dos usuários que adquiriram as suas criptomoedas há mais de três anos, 40% sentiram-se muito confortáveis, enquanto dos que tinham adquirido há menos tempo apenas 21% revelou sentir o mesmo.

Na última parte do estudo, foi pedido aos inquiridos para escreverem acerca dos desafios que encontraram com criptomoedas. Estes envolviam maioritariamente o sistema de taxas de transação, que afirmaram ser confuso. Além disto, notaram ter dificuldades com carteiras, e formatos de endereços diferentes.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Como os traders vão lidar com a volatilidade do Bitcoin diante do halving?

A análise on-chain sustenta uma visão otimista, mas grandes bancos preveem mais perdas à frente e os analistas estão divididos
Imagem da matéria: Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa

Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa

Analistas afirmam que o último halving é simbolicamente significativo, mas pode ter um impacto no preço menor do que eventos passados
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
Imagem da matéria: Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo "roubo" de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo “roubo” de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em meio a casos de bloqueio de saques na BitcoinToYou, caso antigo entre os sócios da empresa envolvendo o roubo de criptoativos vem à tona