Imagem da matéria: Ted Cruz apresenta a Lei FLARE para reaproveitar gás queimado na mineração de Bitcoin
Shutterstock

O senador norte-americano Ted Cruz (republicano do Texas) apresentou um novo projeto de lei com o objetivo de transformar energia desperdiçada em eletricidade para a mineração de Bitcoin.

A Lei para Facilitar Emissões Liberadas na Atmosfera Inferior (FLARE, na sigla em inglês), apresentada em 31 de março, visa tornar a energia desperdiçada produtiva, capturando o gás que, de outra forma, seria queimado (flared) ou liberado (vented). O plano é incentivar essa captura oferecendo dedução fiscal integral para propriedades utilizadas nesse processo.

Publicidade

Cruz apontou especificamente a mineração de criptomoedas como uma aplicação direta dessa energia extra. Em um comunicado anunciando a proposta, ele afirmou que a medida “aproveita o vasto potencial energético do Texas, reforça nossa posição como o lar da indústria de Bitcoin e é benéfica para o meio ambiente.”

O senador reafirmou seu compromisso em “tornar o Texas o principal lugar para a mineração de Bitcoin”, acrescentando que a FLARE Act “incentiva empreendedores e mineradores de criptomoedas a usarem gás natural que, de outra forma, estaria isolado e desperdiçado.”

A proposta, voltada para os Estados Unidos, especifica que países considerados concorrentes estratégicos — como China, Irã, Coreia do Norte e Rússia — não poderão participar do programa.

Em um comunicado do gabinete de Cruz, Hailey Miller, diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Digital Power Network, elogiou o novo projeto, dizendo que os mineradores de Bitcoin estão “em uma posição única para ajudar a reduzir as emissões ao aproveitar fontes de energia isoladas e desperdiçadas.” Miller acrescentou que a FLARE Act “garante que os produtores de energia dos EUA tenham as ferramentas para adotar soluções inovadoras que tornam nossos mercados energéticos mais eficientes e resilientes.”

Publicidade

A nova lei modificaria especificamente o Código da Receita Federal dos EUA de 1986, para permitir a dedução fiscal permanente para propriedades usadas na captura de gás que, de outro modo, seria queimado ou liberado — e no uso desse gás em produtos de valor agregado.

Essa medida também deve ajudar a fortalecer a resiliência da rede elétrica, ao mesmo tempo que oferece nova eletricidade e “outros produtos úteis.”

A proposta de Cruz surge após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer garantir que “todo o Bitcoin restante” seja minerado nos EUA, como parte de sua campanha de reeleição. Defensores do Bitcoin há muito defendem que a mineração da criptomoeda pode ser uma forma de aproveitar a energia desperdiçada pela queima de gás natural — uma prática comum quando o gás excedente não pode ser economicamente capturado ou transportado.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin e grafico vermelho de queda no fundo

Bitcoin se aproxima da temida “Cruz da Morte”; entenda

Padrão de análise técnica é interpretado como confirmação de uma tendência de baixa
blackrock e bitcoin

BlackRock expande atuação e lista primeiro ETP de Bitcoin na Europa

Listagem fortalece presença da BlackRock em um mercado já dominado por ETPs da CoinShares e 21Shares
Dominic Rizzo, da T. Rowe Price, pose para foto

Gestor de fundo trilionário diz que é um bom momento para comprar Bitcoin

Dom Rizzo comparou o preço do Bitcoin ao de commodities tradicionais, como ouro
Ilustração de baleia nadando com moeda de bitcoin em seu interior

Baleias de Bitcoin acumulam US$ 11 bilhões em BTC em duas semanas

“Essa é a maior taxa de acumulação desde o final de agosto de 2024, sinalizando uma confiança crescente de grandes players”, diz Glassnode