Os franqueados das marcas de restaurantes Johnny Rockets, Fatburger, Round Table Pizza, Great American Cookies e outras empresas da FAT Brands agora podem pagar taxas de royalties em Bitcoin.
A FAT Brands, empresa de capital aberto (Nasdaq: FAT) que possui 18 conceitos de franquia diferentes e mais de 2.300 unidades em todo o mundo, afirmou que essa iniciativa “reforça seu compromisso com a inovação financeira e tecnológica”.
“Com o passar dos anos, o Bitcoin se transformou em um ativo mainstream e, como empresa, vemos grande valor em expandir nossas formas de pagamento para os franqueados,” disse o COO da FAT Brands, Thayer Wiederhorn, em um comunicado. Ele destacou que os franqueados internacionais, que operam mais de 20% dos restaurantes da empresa, podem se beneficiar especialmente dessa mudança.
“Estamos ansiosos para utilizar o Bitcoin como uma ferramenta eficiente para agilizar e simplificar o processo de pagamento,” acrescentou Wiederhorn.
Os franqueados — ou seja, aqueles que possuem uma das unidades de atendimento rápido ou casual da FAT Brands — podem pagar taxas de franquia, desenvolvimento e royalties enviando Bitcoin para uma “conta empresarial em carteira de criptomoeda”, informou um representante da FAT Brands ao site Decrypt. A partir daí, a empresa pode decidir se quer vender o Bitcoin por dólares ou mantê-lo.
Quanto à adição de outras opções de pagamento como Ethereum ou Solana, isso “possivelmente” pode acontecer “no futuro,” disse o representante da FAT Brands, “mas estamos começando com o Bitcoin.”
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E pagar por um Fatburger ou um milkshake do Johnny Rockets com Bitcoin?
“Potencialmente, mas não hoje,” responderam.
A interseção entre criptomoedas e restaurantes tem crescido nos últimos anos. Em 2024, a plataforma de recompensas on-chain Blackbird ajudou a trazer pagamentos em cripto para alguns dos restaurantes mais renomados de Nova York. Além disso, redes de fast food como McDonald’s, Taco Bell e Pizza Hut já fizeram colaborações no universo Web3.
Além disso, há uma tendência crescente de empresas de capital aberto adotarem o Bitcoin como ativo de reserva de tesouraria, popularizada pela Strategy (anteriormente MicroStrategy) e seu presidente vocal Michael Saylor. Sua empresa agora detém cerca de US$ 44 bilhões em Bitcoin, e seu modelo inspirou dezenas de seguidores.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
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