A MetaMask, uma das carteira de criptomoedas mais populares do mundo, foi removida da App Store da Apple nos Estados Unidos neste sábado (14). Porém, algumas horas depois o produto foi novamente disponibilizado.
O aplicativo foi removido devido a “um erro operacional interno do nosso lado”, disse um porta-voz do MetaMask ao Decrypt, em vez de uma ação tomada pela Apple.
O episódio foi primeiramente relatado no Twitter por @WatcherGuru.
BREAKING: MetaMask has been removed from the Apple App Store.
— Watcher.Guru (@WatcherGuru) October 14, 2023
Um comentário de uma conta aparentemente pertencente a um representante do MetaMask respondeu rapidamente, confirmando que a equipe está ciente do problema.
“Estamos cientes, trabalhando para descobrir o que aconteceu e resolver o problema o mais rápido possível”, respondeu @tayvano_, acredita-se ser Taylor Monahan, gerente de produto líder do MetaMask. “Por favor, denuncie e nos avise se você encontrar algum aplicativo falso do MetaMask na App Store. O maior problema ao remover aplicativos legítimos é que isso abre espaço para aplicativos maliciosos e pescadores.”
Sua declaração foi posteriormente substituída por uma resposta oficial da conta @MetaMask.
👋 FYI: We're aware that MetaMask isn't currently available for download on the App Store. 😟 This is and not related to anything malicious and our team is working hard to resolve it ASAP.
— MetaMask 🦊🫰 (@MetaMask) October 14, 2023
Elo Gimenez, diretora global de relações públicas da ConsenSys, confirmou a remoção e disse ao Decrypt que o problema não está relacionado a nenhuma atividade maliciosa.
“É importante destacar que isso não é uma preocupação de segurança, e não há comprometimento ou ação necessária por parte dos usuários”, disse Gimenez. “Além disso, não está relacionado à funcionalidade do aplicativo.”
Leia Também
Ela também reiterou o pedido de ajuda da comunidade de criptomoedas feito por Monahan.
“Se os usuários encontrarem algum aplicativo falso do MetaMask na App Store, pedimos gentilmente que denunciem imediatamente”, disse ela. “Nossa maior prioridade é resolver isso rapidamente e proteger os usuários de aplicativos falsos.”
“Nossa equipe dedicada está trabalhando diligentemente para resolver isso o mais rápido possível”, continuou ela. “Antecipamos que o MetaMask estará de volta à App Store em breve.”
Durante o sábado, o aplicativo foi restaurado.
As promised, we’re back on the apple app store. Sorry for the inconvenience! https://t.co/Xj0QSmPFxt
— MetaMask 🦊🫰 (@MetaMask) October 14, 2023
Outros aplicativos carteira de criptomoedas já ficaram disponíveis na App Store, incluindo Coinbase, Uniswap e Binance.
Em dezembro de 2022, Dan Finlay, co-fundador e co-desenvolvedor líder do MetaMask, denunciou publicamente as políticas da App Store da Apple quando a empresa removeu o aplicativo da Coinbase. “Estou pronto para abandonar o ecossistema da Apple”, ele escreveu.
Oh I'll absolutely stand in solidarity here, I assume MM and every other wallet is next. I'm ready to dump the Apple ecosystem. The 30% tax is an abuse of monopoly. @tim_cook has donned the Big Brother screen. https://t.co/tzcA0Ol658
— Dan FinIay (@danfinlay) December 1, 2022
Em 2019, a MetaMask foi removida da loja de aplicativos Google Play, mas foi restaurada uma semana depois.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto