As autoridades russas estão estudando a possibilidade de registrar propriedades na blockchain.
De acordo com um relatório regional, o Ministério das Comunicações da Rússia está considerando o uso da tecnologia blockchain para agências, incluindo o Federal Registration Service, um órgão executivo federal que registra os direitos sobre imóveis e todas as transações relacionadas.
Leia Também: A Suécia Começou Oficialmente a Usar a Blockchain para Registrar Propriedades
Falando aos repórteres, Nikolai Nikiforov – chefe do Ministério das Comunicações da Federação Russa declarou:
Estamos considerando o uso da blockchain no trabalho de agências como o Federal Registration Service. As transações automáticas de imóveis, em particular, são consideradas como um projeto piloto para o uso da blockchain em transações relacionadas à construções novas e desenvolvimento de habitação conjunta.
Um esforço semelhante já está tomando forma no Japão, onde o governo está buscando consolidar todos os dados imobiliários em um registro de dados visível em uma cadeia de blocos.
Em nível estadual, o governo russo observa notavelmente a regulamentação da tecnologia blockchain até 2019. “Uma das tecnologias mais revolucionárias é a blockchain”, afirmou o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, em uma reunião com o vice do governo deste ano. “Esta ferramenta já é usada por grandes bancos, empresas e até alguns países”, afirmou o ex-presidente russo.
Em outubro de 2016, o Banco Central da Rússia, desenvolveu um protótipo de blockchain denominado “Masterchain” para o mercado financeiro. A plataforma, baseada na blockchain da Ethereum, foi concebida como uma plataforma de mensagens financeiras SWIFT para bancos no sistema financeiro russo.
Leia Também: Japão Pode Colocar Todos os Registros de Propriedade na Blockchain
A Rússia também está considerando o uso da tecnologia blockchain para o sistema de pagamento nacional do país.