Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank
Shutterstock

O Nubank vê o setor de criptomoedas como um foco de atenção para curto e médio prazo e enxerga essa classe de ativos como um potencial fator de engajamento de sua base de clientes. A definição foi feita ao Portal do Bitcoin por Cris Junqueira, cofundadora da empresa, durante evento de comemoração de dez anos de fundação de fintech nesta quinta-feira (18). 

“A gente vê muita demanda. É muito louco que no Brasil temos muito mais gente investindo em criptomoeda do que na bolsa de valores. Então é algo que o público tem muito interesse. E a gente pensa dessa maneira: onde nosso cliente tem demanda, estamos aqui para atender”, disse Junqueira. 

Publicidade

Durante sua exposição, a executiva disse que a plataforma Nucripto tem 1,4 milhão de clientes ativos. “Cripto gente, foi uma loucura. No primeiro mês que a gente lançou cripto, já tinha mais de um milhão de clientes comprando cripto na nossa plataforma. Hoje já é um dos maiores [marketplaces de criptomoedas] do mercado”, afirmou Junqueira para a plateia que lotou o auditório da sede da empresa na cidade de São Paulo. 

Em uma rápida conversa com a reportagem, a empresária ressaltou que o Nubank estava vendo os clientes tirarem dinheiro das contas para comprar criptomoedas em outros lugares e isso fez a empresa agir. 

“Então trouxemos esse produto para a prateleira. E acreditamos que tem um potencial de continuar trazendo bastante engajamento e atenção desse público”, afirmou.  

Nubank e as criptomoedas

O Nubank já tem uma história de vários episódios com as criptomoedas. Em junho do ano passado, a fintech liberou a compra de Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) em sua plataforma,

Publicidade

Em setembro, a empresa anunciou que mais de 1,8 milhão de clientes já tinham realizado ao menos uma compra de criptomoedas por meio do aplicativo do banco. No evento de hoje, os executivos informaram que a fintech tem 79 milhões de clientes ao todo.

Já em março deste ano, a companhia entrou ainda mais profundamente no setor e lançou sua própria criptomoeda. A Nucoin funciona como um programa de fidelidade e é um projeto foi desenvolvido com a Polygon, a blockchain emissora do token MATIC.

A empresa disse ao Portal do Bitcoin que serão criadas 100 bilhões de Nucoins, sendo cerca de 80% destinados aos usuários finais (tanto do Nubank quanto de outras empresas que se juntem ao protocolo futuramente).

Além das decisões comerciais, a empresa parece ter um olhar bastante amigável para o setor de criptomoedas. Em março deste ano, anunciaram a nomeação de David Marcus como novo membro do Conselho de Administração. O executivo, que ficou famoso no Paypal e depois comandou o plano fracassado da criptomoeda do Facebook, é atualmente CEO e cofundador da Lightspark, empresa focada na solução de pagamentos com Bitcoin Lightning Network.

Publicidade

E em maio de 2022, David Vélez, cofundador do Nubank, disse acreditar que o Bitcoin é um bom investimento a longo prazo. “Sim, tem mais volatilidade que os outros 99% do nosso caixa. Mas, a longo prazo, acreditamos muito que é um bom investimento”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Stablecoin USDC

Emissora da USDC, Circle tem negociações interrompidas na estreia na bolsa após triplicar preço do IPO

Em menos de uma hora, o código CRCL, da Circle, já foi interrompido três vezes por sistema contra volatilidades extremas na bolsa de NY
Logo da SEC dos EUA

SEC de Trump está encerrando processos e investigações contra criptomoedas; veja os maiores casos

Órgão está abandonando “regulação por meio de imposição” e passando a adotar uma postura menos hostil com o setor cripto
logo da Circle

Ações da Circle disparam 168% na estreia na Bolsa de Nova York

Circle encerrou o dia com uma avaliação de US$ 18,4 bilhões — bem abaixo do IPO da Coinbase, mas à frente de participantes mais recentes como Fold e eToro
Gabriel Galípolo - diretor do banco central

“Não é exatamente uma CBDC”, diz Galípolo sobre o Drex

Presidente do BC esclareceu diferenças entre Drex e CBDC, enfatizando avanços tecnológicos e melhorias na comunicação com a sociedade