Imagem da matéria: Analisando as interrupções de Solana: por que são frequentes? | Opinião
Foto: Shutterstock

A Solana agora lançou a Mainnet-v1.10.40 e v1.13.2, as quais corrigem o problema que causou a interrupção da rede na semana passada. Também na semana passada, descobrimos que as interrupções da Solana aconteceram devido ao erro de configuração de um validador, executando as instâncias repetidas dele, o que significa que quando for a vez de produzir um bloco e cada instância for produzir esse bloco para os outros validadores, alguns vêem a instância do bloco A, outros vêem a instância do bloco B. Com isso, eles não sabiam dizer qual bloco estava correto, o que causava a queda da rede.

O problema do “tempo de inatividade” da Solana tem sido frequentemente criticado pela comunidade. Além das mais de 10 horas de inatividade da semana passada, a Solana experimentou vários períodos de inatividade ou bloqueio de rede em um passado recente. A WuBlockchain organizou os acontecimentos mais recentes da seguinte forma:

Publicidade

1. Por volta de 1 de outubro de 2022, a rede ficou inativa devido a um erro de configuração do Nó.

2. Por volta de 3 de agosto de 2022, houve um roubo em massa de tokens das carteiras Solana, que acabou acontecendo devido a uma vulnerabilidade causada pelo servidor centralizado Sentry.

3. Por volta de 1 de junho de 2022, devido à vulnerabilidade de uma função Nonce Durável (um Nonce é um número aleatório emitido em um protocolo de autenticação para garantir que comunicações antigas não possam ser reutilizadas em ataques de repetição) na transação, a rede foi reiniciada e o tempo de interrupção foi de cerca de 4,5 horas.

4. Por volta de 1 de Maio de 2022, os Nós da rede Solana perderam consenso devido ao surgimento de um grande número de transações de bots, devido ao lançamento de um novo projeto NFT, após o qual a produção de blocos foi suspensa por sete horas.

Publicidade

5. Por volta de 21 de janeiro de 2022, devido à alta volatilidade do mercado, a rede foi inundada com um grande número de negociações submetidas por bots de arbitragem, resultando em uma carga pesada na rede e uma interrupção de até 30 horas. No entanto, foi oficialmente caracterizado como um desempenho degradado na época, e a comunidade Solana posteriormente atualizou a rede principal para a versão 1.8.14 para tentar melhorar o estado da rede.

6. Por volta de 14 de setembro de 2021, devido à intensa atividade IDO do Protocolo Grape na plataforma Raydium, muitos usuários enviaram um grande número de transações por meio de scripts automatizados escritos por eles, o que causou uma “sobrecarga de memória”, travando o Nó validador e, por fim, toda a rede não podia produzir blocos. A interrupção durou 17 horas.

7. Por volta de 3 de setembro de 2021, a rede estava instável e o desempenho se degradou por cerca de uma hora.

8. Por volta de 4 de Maio de 2021, o desempenho da rede se degradou, resultando em um grande número de transações não concluídas.

Publicidade

Olhando para os acontecimentos históricos da rede, verificaremos que o surgimento de um grande número de transações é a principal razão para a interrupção histórica dela, que pode estar relacionada com o mecanismo da Solana. De acordo com Hu Zhiwei, presidente da BIANJIE.AI, uma vez que a Solana também transmite mensagens de consenso entre Nós validadores como uma mensagem de transação especial, um grande número de mensagens é bloqueado, resultando na falha de entrega normal de mensagens de consenso, e o consenso não pode ser realizado normalmente.

Ao mesmo tempo, alguns recursos da Solana foram explorados para causar essas interrupções da rede. Por exemplo, o bloqueio de gravação para transações simultâneas foi travado em muitos endereços importantes, o que faz com que as transações se tornassem sequenciais em vez de simultâneas, afetando muito a capacidade de processamento das mensagens. Para lidar com bifurcações, os Nós mantêm possíveis informações de bifurcação, resultando em sobrecarga de memória.

O co-fundador da Solana, Anatoly Yakovenko, reconheceu à época o problema em face de transações comuns de spam que levavam à degradação do desempenho da rede e até mesmo às interrupções, por isso disse que introduziria o “controle de fluxo real” na versão 1.9 da versão beta da Solana mainnet para resolver esse problema. Quanto às intermitências de rede causadas por erros de transações Nonce e configuração de Nós, os funcionários da Solana lançaram rapidamente correções para atualizações dos Nós.

Porém, a frequência e a duração desta elevada repetição de paralisações são inevitavelmente criticadas pela comunidade. A Solana e outras blockchains públicas ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. Com a adoção da rede e a diversificação da “ecologia”, ela muito provavelmente enfrentará novos desafios no futuro.

Sobre o Autor

O jornalista Colin Wu, conhecido como Wu Blockchain, é uma das maiores referências mundiais da cobertura do mercado de criptomoedas. Por meio de um blog e de um perfil no Twitter, cobre diariamente o ecossistema cripto e se destacou ao ser um dos poucos a consegui apurar informações sobre os bastidores da conflituosa relação entre a China e o Bitcoin. Estudou jornalismo na Universidade de Pequim e fez mestrado na Universidade Chinesa de Hong Kong. Saiba mais sobre Colin Wu por meio da entrevista que o profissional deu para o Portal do Bitcoin.

Publicidade

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do WuBlockchain

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fundos cripto do Brasil e Hong Kong são os únicos com fluxo positivo na última semana

Fundos cripto do Brasil e Hong Kong são os únicos com fluxo positivo na última semana

Fundos cripto tiveram a quarta semana seguida de saídas, mas o Brasil segue com tendência positiva ao lado de Hong Kong, que se destaca com a estreia de ETFs
pilhas de moedas douradas à frente da bandeira da Colômbia

Maior banco da Colômbia lança corretora de criptomoedas

A plataforma Wenia visa atrair pelo menos 60.000 clientes em seu primeiro ano de operação
Estátua da justiça e martelo de juiz à frente de bandeira do Canadá

Canadá multa Binance em R$ 22,5 milhões por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro 

Agência do governo menciona falta de registro e ausência de relatório de transações enquanto corretora operou no país
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos