Logo da Solana com gráfico de queda
Foto: Shutterstock

Um node mal configurado fez com que a rede Solana parasse de processar transações e ficasse horas offline na sexta-feira (30). É a quarta grande interrupção do popular blockchain desde janeiro, quando teve uma série de interrupções parciais, de acordo com dados da Solana.

Essa interrupção ocorre um ano após uma interrupção de quase 18 horas em setembro passado. Enquanto isso, o inverno esmagador das criptomoedas fez com que a SOL, a nona em valor de mercado, caísse 81% em 2022.

Publicidade

Às 19h01 EST da noite de sexta-feira, o site Solana Status, operado pela Solana Foundation, postou que a rede estava “experimentando desempenho reduzido” e que os desenvolvedores do Solana estavam trabalhando no diagnóstico do problema. Pouco depois, a Solana postou que a rede está “passando por uma interrupção e não processando transações”.

O que travou a Solana?

“Parece que um node mal configurado causou uma quebra irrecuperável na rede”, tuitou o validador Solana por trás do Stakewiz.com sobre o incidente.

Eles traduziram ainda mais para o Decrypt via mensagens privadas no Twitter: “Um validador estava executando uma instância duplicada do validador. Ou seja, quando era a vez deles produzirem um bloco, eles produziam um de cada instância, para o mesmo slot, então alguns validadores viam um bloco, outros os outros, então não conseguiam concordar qual estava correto.”

Stakewiz disse que a base de código Solana deveria ter resolvido o problema, mas por algum motivo desconhecido, causou uma partição ou bifurcação irrecuperável. Eles acreditam que a configuração incorreta foi um acidente, “provavelmente uma configuração de failover de node com falha”. Os desenvolvedores reiniciaram a rede principal de Solana no último slot confirmado, o 153139220. No momento da publicação deste texto, a reinicialização estava 49% concluída e a Solana estava inativa por 2 horas e 45 minutos.

Publicidade

O que Solana disse sobre as interrupções?

A Solana Labs não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Decrypt sobre a nova interrupção.

Embora os executivos da Solana tenham discutido no passado com registros variados na mídia criptográfica do número total de interrupções, o fundador Anatoly Yakovenko disse à Real Vision no início deste mês que as interrupções foram “nossa maldição” e apontou que o blockchain do Bitcoin às vezes sua história teve horas entre dois quarteirões.

Um de uma série de blockchains de contrato inteligente anunciados como “matadores do Ethereum”, Solana é um blockchain popular para cunhar tokens não fungíveis, NFTs e aplicativos descentralizados. Depois que o Ethereum fez a transição para a prova de participação em 15 de setembro, Solana é agora o blockchain de prova de participação número três por valor de mercado atrás de Ethereum e Cardano.

Mas se continuar a crescer e rivalizar com o Ethereum, a rede precisará permanecer ativa.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Por que os ETFs de Bitcoin e Ethereum em Hong Kong são importantes para o mercado

Aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum podem abrir espaço para investidores da China e dar uma vantagem competitiva de Hong Kong sobre os EUA
mescla de dólares e moedas de bitcoin sobre a mesa

O halving já está precificado? Desvendando a questão do preço do Bitcoin

O halving do Bitcoin já está precificado para o mercado? Apresentamos uma retrospectiva de exemplos históricos
Imagem da matéria: B3 lança plataforma de ativos tokenizados para facilitar captação de recursos por empresas e startups

B3 lança plataforma de ativos tokenizados para facilitar captação de recursos por empresas e startups

Segundo a B3, o lançamento reforça o compromisso da Bolsa com o crescimento de startups e pequenas e médias empresas
Imagem da matéria: Web3, futuro do Bitcoin e IA: os destaques do primeiro dia do Web Summit Rio

Web3, futuro do Bitcoin e IA: os destaques do primeiro dia do Web Summit Rio

Um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit Rio acontece entre 15 e 18 de abril