Imagem de censura
Shutterstock

Entre a sanção ao mixer de criptomoedas Tornado Cash pelo Tesouro Americano este mês e a tão aguardada fusão do Ethereum que está se aproximando, especialistas em blockchain estão cada vez mais preocupados que regulamentações governamentais possam impactar a operação do Ethereum e seu futuro mecanismo de consenso proof of stake (ou PoS, na sigla em inglês).

Na quarta-feira (17), o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, respondeu a um contexto hipotético via Twitter, afirmando que caso haja ameaças de censura e bloqueio regulatórios, como foi o caso do Tornado Cash, sua empresa suspenderia seu serviço de staking de ether (ETH) para preservar a integridade da rede blockchain.

Publicidade

A pergunta havia sido feita no domingo (14) por Lefteris Karapetsas, fundador do aplicativo de análise e contabilidade cripto de código aberto Rotki. Karapetsas mencionou grandes participantes do Ethereum, desafiando-os a escolher entre duas opções caso reguladores do governo exigissem a censura de endereços específicos.

“Você iá A) obedecer e censurar no nível do protocolo [ou] B) suspender o serviço de staking e preservar a integridade da rede”, perguntou ele em um tuíte, mencionando as contas da Coinbase, Kraken, Lido, Staked e Bitcoin Suisse.

Armstrong, em nome da Coinbase, foi o único representante de uma das empresas incluídas no contexto a responder até agora.

“É um [contexto] hipotético que esperamos não ter de realmente enfrentar”, respondeu Armstrong. “Mas se tivéssemos [de enfrentar], escolheríamos B, eu acho. Precisamos focar no panorama geral.”

Publicidade

Ele destacou que uma terceira e melhor opção poderia surgir ou que uma disputa jurídica “poderia ajudar a chegar em um resultado melhor”.

Aposta no staking

A resposta de Armstrong é bem importante, pois a Coinbase está apostando bastante seu futuro no lucrativo serviço de staking, chamando-o de  “grande vitória” para a empresa.

Esta semana, analista do JPMorgan afirmaram que a fusão do Ethereum deve ser algo positivo para a Coinbase e suas ações (COIN) graças a seu serviço de staking.

“No início de agosto, começamos a oferecer staking de ether para clientes institucionais pela primeira vez”, afirmou a Coinbase em carta a acionistas há mais de uma semana.

Publicidade

“Vamos continuar acrescentando mais ativos para staking tanto para nossos clientes do varejo quanto para os institucionais no futuro.”

Com a fusão, investidores Web3 e analistas estão bem preocupados de que o fornecimento de serviços de staking de ether sucumba à pressão de reguladores governamentais.

Por gerenciarem uma porcentagem significativa de validadores, sua ausência pode ameaçar toda a rede.

Eylon Aviv, da empresa de investimento de capital de risco em blockchain e cripto Collider VC, estima que esses grandes participantes vão obedecer caso reguladores americanos exijam que censurem transações, ou seja, cerca de 66% dos validadores da beacon chain basicamente apoiariam a censura.

“Existe um argumento a ser feito aqui de que o ecossistema Ethereum ainda não atingiu uma descentralização social suficiente e estamos entrando em uma conquista do território de um Estado-nação muito perigoso”, escreveu ele.

Na semana passada, quando foi anunciada a proibição do Tornado Cash, Armstrong tuitou: “Sancionar uma tecnologia (em vez de uma pessoa ou entidade) me parece [ser] um precedente ruim e provavelmente deve ser contestado. Pode ter muitas consequências não intencionais no futuro”.

“Espero que [este seja um] ponto óbvio: Sempre iremos seguir a lei”, acrescentou ele.

Na época, Armstrong compartilhou uma publicação no blog da Coinbase do dia 4 de fevereiro que ele havia escrito para articular a filosofia da empresa sobre “a remoção de contas e moderação de conteúdos”.

Publicidade

“A descentralização é a melhor proteção aos clientes”, escreveu. “A natureza descentralizada das criptomoedas oferece suas proteções mais importantes aqui e essas proteções ficam mais fortes quanto mais descentralizarmos nossos produtos.”

Sem a proteção de um sistema descentralizado, Armstrong afirma que a política de moderação da Coinbase poderia ser “modificada ao longo do tempo, sucumbir à pressão ou fazer com que brinquemos de juiz e júri”.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MicroStrategy cria 'ID Descentralizada' na blockchain do Bitcoin

MicroStrategy cria ‘ID Descentralizada’ na blockchain do Bitcoin

Michael Saylor anunciou ontem (1) o protocolo Orange para identificação descentralizada
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Criador da Binance, CZ é condenado a 4 meses de prisão nos Estados Unidos

Changpeng “CZ” Zhao admitiu ser culpado de não implementar na Binance medidas de prevenção à lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: Coinbase lucra R$ 8 bi no trimestre impulsionada por stablecoins e alta das criptomoedas

Coinbase lucra R$ 8 bi no trimestre impulsionada por stablecoins e alta das criptomoedas

A maior exchange dos EUA divulgou resultados do primeiro trimestre de 2024 melhores do que o esperado
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Novo estudo do LAPIN apresenta melhores práticas para regulação de criptomoedas no Brasil

White paper feito pelo LAPIN com apoio da Ripple traz diversos pontos e dados para ajudar na regulação do setor de criptomoedas brasileiro