Não há dúvida de que, para monetizar um site, os publishers precisam atrair dinheiro publicitário, e isso geralmente é melhor conseguido hospedando conteúdo de vídeo relevante e cativante. Mas isso também significa que eles precisam lidar com camadas de corretores e outros intermediários para se conectarem com vloggers e estúdios de vídeo digital. Houve estimativas de que mais de US$ 7 bilhões em receita foram perdidos por fraude somente no ano passado. A Native Video Box (NVB) desenvolveu uma solução blockchain que, segundo eles, minimiza uma cadeia de suprimento superlotada e reduz a fraude. Recentemente, entrevistamos o fundador e CEO da NVB, Alexander Shishow, juntamente com Nikki Stewart, chefe de marketing da NVB, para saber mais sobre sua plataforma.
Você pode nos contar um pouco sobre o que é o Native Video Box?
AS: O NVB é basicamente uma plataforma de distribuição de vídeo descentralizada. Ele é desenvolvido com base na tecnologia blockchain e emprega aprendizado de máquina profundo, por meio de um widget simples, para fornecer conteúdo de vídeo licenciado relevante para websites. Juntamente com o widget, o NVB fornece monetização de visualizações desses vídeos, com a ajuda de anúncios em vídeo incorporados nos clipes.
Como exatamente a plataforma funciona?
AS: Depois de se registrar no NVB, os proprietários de sites – ou publishers – podem simplesmente instalar nosso widget em seu site. (Temos um processo de inscrição para garantir que todos os editores atendam às nossas políticas.) Nossos algoritmos de IA analisam o conteúdo de texto da página para determinar os principais tópicos e subtópicos. A plataforma NVB seleciona automaticamente clipes de seu próprio armazenamento de conteúdo de vídeo e distribui um vídeo personalizado e pertinente ao site, que é percebido pelos usuários como conteúdo nativo, em vez de publicidade. Essencialmente, nossa IA é um serviço para recomendações de conteúdo de vídeo situacional. Por exemplo, se uma pessoa faz um vídeo sobre como fazer um bolo, sobre viagens ou sobre reformas em casa, então, graças à nossa plataforma, seu conteúdo aparecerá automaticamente em sites relacionados ao tópico.
Os anunciantes podem pagar para exibir seu inventário precedente em sequência ao usuário. Permitimos que os anunciantes façam lances em slots de vídeo por meio de alguns ecossistemas. O mais conhecido, usado por grandes plataformas como o Google, é o Real Time Bidding (RTB), que é um tipo de sistema de leilão que os profissionais de marketing usam há algum tempo para definir o conteúdo ideal e o posicionamento do público.
Quais são os maiores atributos da empresa?
AS: Talvez nosso atributo mais importante seja nossa capacidade de remunerar as pessoas que criam e distribuem conteúdo valioso. A publicidade em vídeo é uma indústria de US$ 13,6 bilhões por ano, mas as pessoas que criam esse valor muitas vezes não estão vendo as recompensas. Em vez de os pagamentos de publicidade serem perdidos por fraude ou pagos a intermediários, nossa plataforma nos permitirá compartilhar até 75% das receitas com os criadores de vídeos e proprietários de sites. Isso, por sua vez, significa que atrairemos um enorme crescimento orgânico para nossa rede, que, segundo acreditamos, atrairá as melhores plataformas e conteúdo de vídeo licenciado, tornando a plataforma muito atraente para os anunciantes.
NS: Eu definitivamente contaria nossa equipe de desenvolvimento e conselho consultivo entre nossos melhores atributos. Alexander vem de um background em Ad tech e tem mais de 10 anos de experiência em aprendizado de máquina. Ele conhece essa indústria por dentro e por fora. Todo o nosso time de desenvolvimento técnico e de produto possui vasta experiência e conhecimento sobre RTB e tecnologia de anúncios, e alguns de nossa equipe são pioneiros na tecnologia blockchain. Eles entendem o que a indústria precisa e têm as habilidades para desenvolver uma plataforma inovadora. Nosso conselho consultivo também é quem é quem do mundo da criptografia e dos sistemas de publicidade programática, incluindo Andrew Playford, Yaacov Bitton, Mike Raitsyn e Alexander Miheev. Estamos bem apoiados por especialistas em fintech e ICOs e desenvolvimento de negócios em geral.
Como a tecnologia blockchain melhora o ecossistema internacional de anúncios em vídeo?
AS: O Blockchain torna todo o ecossistema de publicidade em vídeo digital mais rápido, mais transparente, mais seguro e mais econômico. Por exemplo, nossa plataforma elimina os problemas de um ambiente multi-moeda, porque todas as transações são liquidadas usando nossos tokens NVB, o que reduz os custos em até 30%. De fato, com blockchain todos os custos de liquidação cairam rapidamente, porque não há despesas adicionais de hospedagem ou documentação. Também estamos pesquisando a ideia de criar um sistema de armazenamento de conteúdo descentralizado, para que os webmasters possam ganhar dinheiro não apenas exibindo publicidade em vídeo, mas também em seu armazenamento distribuído.
NS: A tecnologia também diferencia nossa plataforma de outras plataformas de distribuição de vídeo digital. Por exemplo, um site como o YouTube é monetizado de forma semelhante por publicidade, mas tem um sistema de recompensas opaco para produtores de conteúdo. Com a tecnologia blockchain, o NVB é fisicamente incapaz de alterar unilateralmente os termos de distribuição de bônus pelo número de visualizações. Nosso sistema usa contratos inteligentes para que todas as transações de nossos anunciantes, sites e proprietários de conteúdo sejam completamente seguras. Basicamente, a estrutura é aberta e transparente, e qualquer um que deseje pode ver o que há nos contratos inteligentes e como eles são registrados, embora nenhum dado pessoal esteja disponível, nem seja coletado ou retido sem permissão explícita.
Como empresa, quais objetivos você pretende alcançar?
NS: A NVB tem um conjunto bastante detalhado de objetivos e planos de desenvolvimento para implementá-los. Nosso maior objetivo é dimensionar o projeto. Já temos cerca de 1.000 sites, o que gerará 120 milhões de visualizações de anúncios. Aqueles devem estar conectados à plataforma até o final de maio. Nosso objetivo é ter pelo menos 12.000 sites que geram um bilhão de visualizações de anúncios até o próximo ano. Estaremos colocando nossos esforços imediatos no desenvolvimento de nossa rede de editores e na atração de produtores de conteúdo para a plataforma.
AS: Também pretendemos integrar a plataforma aos principais players globais no ecossistema de RTB, o que é fundamental para o crescimento do NVB porque reduz a necessidade de intermediários e promove mais demanda por produtores e editores de conteúdo de vídeo. Como mencionei anteriormente, planejamos criar uma rede de armazenamento de vídeo distribuída e descentralizada, que envolverá um sistema proprietário de armazenamento e distribuição de vídeo. Nosso objetivo final é fornecer uma plataforma conveniente e fácil de usar, que agregue valor para todas as partes da rede, por isso, muitos de nossos objetivos de curto prazo envolvem o refinamento e o aprimoramento da plataforma e das interfaces de usuário.
Quais são seus planos futuros?
NS: Estaremos concluindo nosso ICO em 15 de abril de 2018, e depois concluiremos o trabalho para melhorar nossa tecnologia para calibrar nossa segmentação e entrega de conteúdo. Nosso primeiro objetivo será atrair e promover novos distribuidores com conteúdo de maior qualidade, prontos para hospedar conteúdo de vídeo. Além disso, nossos planos incluem o desenvolvimento da rede de editores e produtores de vídeos. A NVB planeja criar uma comunidade para aqueles que criam conteúdo de vídeo que eventualmente será um serviço de mídia de vídeo distribuído e exclusivo. No curto prazo, estaremos focados nos mercados de língua inglesa nos EUA, Europa e partes da Ásia, mas nosso plano de longo prazo é trazer mercados para outros idiomas.
Falando do seu ICO, você fez uma parceria com o ICOBox. Eles foram aconselhando você durante todo o processo. Qual tem sido sua experiência trabalhando com eles?
AS: Tem cativado a cooperação com Mike Raitsyn e o resto da equipe da ICOBox. Eles foram pacientes e cuidadosos conosco. Seus especialistas em todos os departamentos nos forneceram sua visão distinta e fizeram tudo o que puderam para obter o melhor suporte e materiais de marketing, além de assessoria jurídica e técnica. Também fomos escolhidos por seus próprios detentores de tokens ICOS para participar de seu exclusivo ICOS Swap, o que nos ajudou a alcançar um público ainda maior de detentores de tokens. E, claro, Mike tem sido um conselheiro de confiança e uma pessoa inspiradora.